Diario de Pernambuco
Busca

Provas

Solidariedade marca o primeiro dia de provas do Enem no Recife

Em frente à Unicap, um dos principais pontos de realização do exame, há cartazes com mensagens de estímulo aos estudantes

Publicado em: 04/11/2018 12:02 | Atualizado em: 04/11/2018 12:11

"Nessa hora, às vezes o que falta é uma mensagem de ânimo para relaxar a mente. Então, a intenção é que isso não falte", disse Rodrigo Alves. Foto: Nando Chiappetta/DP
A solidariedade tem dado o tom do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Recife. Pessoas com mensagens de estímulo aos milhares de estudantes que vão fazer a prova se concentram em frente à Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), um dos principais pontos de realização do teste na capital pernambucana. 

Segurando um cartaz com a frase "vá confiante", Rodrigo Alves ressaltou que às vezes faltam mensagens de estímulo aos estudantes. "Nessa hora, às vezes o que falta é uma mensagem de ânimo para relaxar a mente. Então, a intenção é que isso não falte", ressaltou.

João Gabriel pretende cursar Administração. Foto: Nando Chiappetta/DP
O movimento em frente à Unicap é intenso, mas sem intercorrências. Cursando o terceiro ano do Ensino Médio, o estudante João Gabriel Soares, 17 anos, vai fazer o Enem com objetivo de cursar Administração. No entanto, ele disse que a prova não é sua prioridade, já que o foco é nos estudos para concursos. "Quero fazer Administração e, depois, Comércio Exterior", disse o jovem, que tem intenção de passar um tempo fora do Brasil e, no retorno, fazer concurso público. "Foquei na redação e em matemática, que costumam ter um peso grande e derrubam muitos candidatos. Acredito que o tema da redação deva ser o sistema carcerário ou a violência contra a mulher".

Os portões abriram às 11h e fecharam ao meio dia (horário do Recife). As provas começam a ser aplicadas às 12h30, ainda pelo horário da capital pernambucana.Mais de 5,5 milhões de estudantes farão o Enem em mais de 1,7 mil municípios. Neste domingo, os inscritos farão provas de linguagem, ciências humanas e redação. O tempo de prova será de 5 horas e 30 minutos.

com informações do repórter André Clemente
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL