Meio Ambiente

Plantio de mais de 500 mudas amplia área verde da cidade

Ação acontecerá em três bairros e aplicativo de arborização urbana do Recife será lançado

Publicado em: 23/11/2018 13:56

Incentivar o contato de moradores com o meio ambiente; melhorar a qualidade de vida; transformar a paisagem das ruas e avenidas; enfrentar às mudanças climáticas e conscientizar as pessoas acerca da preservação. É com esse intuito que a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA), vai realizar o plantio de mais de 500 mudas. A ação acontecerá entre os dias 26 e 30 de novembro em diversos locais da capital pernambucana. As espécies escolhidas são todas com base no Manual de Arborização da Cidade.
 
Na segunda-feira (26), primeiro dia da ação, o plantio acontecerá no bairro de Joana Bezerra. Em parceria com a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), equipes da SDSMA vão promover o plantio de 27 mudas das espécies Pau-ferro; Caraibeira; Ipê roxo e rosa; Pau Brasil; Jacarandá; Sibipiruna e Pitangas. A garotada do Centro Municipal de Educação Infantil Mãezinha do Coque e das Escolas Municipais Professor José da Costa Porto e do Coque, estarão participando da ação, que será na Praça Barreto Júnior. O plantio de árvores colaborará para a oferta de sombra ao espaço, oferecendo mais comodidade para quem frequenta a Praça.
 
Na quarta-feira (28), o bairro de Chão de Estrelas será o próximo contemplado pela ação da Prefeitura do Recife. A margem do Rio Beberibe receberá ao todo 510 mudas de diversas espécies da Mata Atlântica que irão ampliar a cobertura de área verde do local. A ação deve durar cerca de cinco dias e irá beneficiar mais de dois quilômetros da margem do Rio, evitando a erosão e o assoreamento. A reconstituição da mata ciliar do Beberibe acontecerá próximo à Academia da Cidade e é fruto de compensação ambiental.
 
Para encerrar as atividades da semana, na sexta-feira (30), o plantio acontecerá no entorno da ONG Pequenos Profetas, localizada no bairro São José. Serão mais de 38 mudas plantadas com o auxílio dos membros da ONG e da comunidade.  Uma vez plantadas, estas mudas serão cuidadas pelos moradores da localidade. Serão utilizadas mudas de árvores de médio e pequeno porte, atendendo às especificações existentes no manual de arborização da Prefeitura. No mesmo dia, será apresentado o aplicativo de arborização urbana do Recife, chamado de Arborize. O app, desenvolvido pela Controladoria Geral do Município, estimula uma ação colaborativa de moradores e turistas no trabalho de identificar e catalogar as espécies de árvores existentes nas vias da cidade.
 
O programa de arborização desenvolvido pela SDSMA conta com o apoio da Emlurb e já conseguiu alcançar, em 2018, a marca de 2.640 árvores efetivamente plantadas e em crescimento na cidade. A meta é que até o final do ano mais 1.360 mudas sejam cultivadas, totalizando 4.000 mil árvores.
 
Ilhas de calor - O objetivo dessas ações, além de proporcionar beleza paisagística para a cidade, também visa ampliar a criação de microclimas que amenizam as altas temperaturas no combate às ilhas de calor. Algumas áreas no Recife concentram tais ilhas devido à existência de poucos espaços verdes. Neste contexto, a Prefeitura vem concentrando plantios em locais e refúgios onde é possível propiciar uma concentração de árvores, que favorecem o adensamento de verde para a diminuição da intensidade de calor na região.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL