Diario de Pernambuco
Busca

carnaval

O Homem da Meia-Noite terá programação de prévias carnavalescas

Mais tradicional agremiação de Olinda também terá instalações de seis esculturas, e festa no Morro da Conceição

Publicado em: 07/11/2018 09:38 | Atualizado em: 07/11/2018 09:44

Com 87 anos de história, Homem da Meia-Noite prepara desfile para multidão nas ladeiras no carnaval de 2019. Foto: Camila Pifano/Esp. DP

Na madrugada entre o sábado de Zé Pereira e o domingo de Rei Momo de 2019, o Homem da Meia-Noite abrirá o carnaval olindense com novos trajes e homenageados, mas com a mesma folia dos últimos 87 anos de história. Desta vez, o Clube de Alegoria e Crítica olindense também prepara extensa programação de prévias, que vão passar por diversos bairros da Região Metropolitana do Recife, incluindo uma visita simbólica ao Morro da Conceição no dia do aniversário da agremiação.  A diversidade de localidades é fruto da temática do clube este ano: A Voz do Morro. As novidades foram anunciadas em uma entrevista coletiva ontem, na sede situada na Estrada do Bonsucesso. 

A lista de artista homenageados tenta abarcar a pluralidade da cultura pernambucana, com Lia de Itamaracá, Lucas dos Prazeres e Patusco. Patrimônio vivo de Pernambuco, a cirandeira Lia aparecerá no desfile como símbolo da força feminina e do litoral. O som forte da bateria do Patusco estará presente prestando homenagem ao bloco que há mais de cinquenta anos representa o samba raiz do carnaval local. O cantor, percussionista e dançarino Lucas participará como figura de resistência do morro.

“Os homenageados foram escolhidos de forma simbólica para deixar a noite mais plural, trazendo vozes de comunidades afastadas de Olinda. Será um desfile carregado de sentimentos, uma exaltação à vida”, diz o Luiz Adolpho, presidente do Clube de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite há 12 anos. “Estamos vivendo um momento de muita reflexão. Precisamos olhar para os morros e refletir sobre a possibilidade de construir um mundo melhor e mais livre para todos”.  

Símbolo da música pernambucana, Lia será homenageada. Foto: Camila Pifano/Esp. DP


Lia de Itamaracá recebe a homenagem com “satisfação”. “Sempre que acompanho a saída do Homem da Meia-Noite me emociono muito, então é uma honra. Recebo com muito carinho, muito amor e dignidade. Com muita paz e calma também”.

Até a saída oficial, o clube vai inaugurar seis esculturas do Calunga, cada uma produzida por um artista local diferente. As inaugurações acontecerão em 1º de dezembro, às 16h, no Alto da Mina; 15 de dezembro no Alto da Sé; 8 de janeiro, às 19h, na sede da agremiação, 19 de janeiro, 16h, na comunidade do Xambá e 24 de janeiro, 19h, no Marco Zero, sempre com muito frevo, à guisa de prévia carnavalesca. Em 1º de fevereiro, o Homem vai subir o Morro da Conceição, com shows de Lucas e Lia. “Será uma grande festa. O Calunga nunca passou seu aniversário fora de Olinda. Subirá o morro para cumprimentar a santa”, diz Lucas dos Prazeres. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL