Mobilidade

Projeto de navegabilidade do Capibaribe será retomado em 2019

Com obras paradas desde 2016, o projeto Rios da Gente, que prevê rotas ao longo do Capibaribe, tem previsão de retomada no primeiro semestre de 2019

Publicado em: 28/11/2018 09:26 | Atualizado em: 28/11/2018 16:42

Primeira fase priorizará estações do Derby e Santana para transporte hidroviário. Imagem: Nando Chiappetta/DP

Com um atraso de quatro anos na entrega, o projeto de navegabilidade do Recife, batizado de Rios da Gente, paralisado desde 2016, poderá ser retomado no primeiro semestre de 2019. De acordo com a Secretaria das Cidades, a dragagem que foi feita do ponto onde será implantada a estação da BR-101 até as imediações do trecho do rio na altura do Fórum Joana Bezerra, será aproveitada. A cada tentativa de retomada das obras, o projeto sofre ajustes. Dessa vez, o serviço será dividido em duas fases. A primeira prevê a construção de apenas duas estações - Derby e Santana - com transporte hidroviário de passageiros entre esses dois pontos e sinalização náutica. A segunda etapa consistirá na construção de mais três estações, do galpão de manutenção ou píer de abastecimento e também do parque de tancagem, para armazenamento de combustível.

Para a retomada das obras, foi contratada uma empresa que refez os projetos das estações reduzindo as dimensões. Os novos desenhos estão prontos e serão submetidos aos órgãos de controle. Entre as mudanças já feitas no projeto está a localização da estação do Derby, que estava prevista para ser construída por trás do Quartel da Polícia Militar e foi transferida para as imediações do Memorial de Medicina. Já o galpão de manutenção previsto para ser instalado nas proximidades do metrô teve o projeto transferido para as imediações do Fórum Joana Bezerra. E a estação Recife ficará mais próxima da Ponte Velha.

Também foi contratado pelo Consórcio Grande Recife, junto à Fundação Getúlio Vargas, um estudo de viabilidade econômica/financeira considerando o Corredor Oeste e o cenário atual, que também foi concluído. Do ponto de vista ambiental, segundo a CPRH, as licenças para implantação do projeto emitidas em 2015 estão em dia, assim como as permissões para instalação de cinco estações: BR-101, Santana, Torre, Derby e Recife.

A obra foi orçada em R$ 289 milhões em 2012 e já consumiu R$ 76,4 milhões. Em 2016, o consórcio ETC Brasília-Guaíba abandonou o projeto. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria das Cidades, foi feito um estudo dos remanescentes do que já foi construído e que poderá ser aproveitado na retomada do projeto.

Além do edital para as obras, a Secid terá que lançar também o edital de concessão do serviço, que inclui a compra das embarcações pela empresa que vencer a licitação. O projeto previa dois ramais: Oeste e Norte. A rota Oeste com 11 quilômetros de extensão no trecho entre a BR-101 e a estação central do metrô Recife com cinco estações integradas ao sistema público de transporte por ônibus ou metrô. 

Já o ramal Norte com 2,9 km de extensão foi desenhado com duas paradas: as estações Correios, na Rua do Sol, e Olinda, em frente ao Shopping Tacaruna. Mas este ramal está fora do cronograma previsto para 2019. Outro problema é que não houve aprovação da Marinha do Brasil, uma vez que o braço do Rio Beberibe passa por trás da Vila Naval.
 
Saiba Mais

O projeto Rios da Gente:
R$ 289 milhões é o valor do orçamento
5 estações da rota Oeste
2 estações da rota Norte
13 embarcações
300 mil passageiros por mês deverão ser transportados
Rota Oeste 
11km de extensão
Estação Dois Irmãos
Estação Santana
Estação Torre
Estação Derby (imediações do Memorial de Medicina)
Estação Recife (imediações da Ponte Velha)
Galpão de manutenção (nas imediações do Fórum Joana Bezerra)
Rota Norte 
2,9 km de extensão
Estação Correios
Estação Tacaruna (Falta aprovação da Marinha)

Fonte: Secretaria das Cidades



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