Católicos

Motoristas e voluntários abençoados durante missa no Morro da Conceição

Tradicionais homenagens são realizadas no domingo que antecede o início da festa do Morro, que acontecerá de 29 de novembro a 8 de dezembro

Publicado em: 25/11/2018 15:15

Faltando poucos dias para o início da Festa de Nossa Senhora da Conceição, realizada no Morro da Conceição, duas celebrações foram realizadas neste domingo pré-festa: a Santa Missa dos Motoristas e a Santa Missa dos Voluntários. A primeira foi celebrada às 9h e foi dedicada aos motoristas, que se tornaram ótimos divulgadores da festa e responsáveis pelo transporte de tantos fiéis de outras regiões para o Centro do Recife. A segunda, realizada às 18h, foi oferecida aos voluntários da festa.

"Foi uma forma que a igreja encontrou de abençoar aqueles que trabalham arduamente durante a nossa festa. Tem muitos motoristas que trazem os fiéis do interior, em longas viagens. Além dos nossos voluntários, que há tanto tempo se dedicam a esta festa", afirma o pároco Padre Renato Azevedo.

Presidida pelo reitor do Santuário, padre José Ulysses, a celebração deste domingo de manhã teve um momento dedicado aos profissionais que estão no volante. "Queremos conduzir as pessoas que sobem e descem esse morro transportando passageiros para que estejam sempre protegidas por Deus", disse, pedindo que aos fiéis que mostrassem as chaves dos carros. Após a celebração, o reitor foi para o estacionamento e abençoou os veículos que deixavam o local.

Muitos motoristas que estavam do lado de fora aproveitaram para serem abençoados. Foi o caso do motorista de táxi, George Geraldo do Nascimento. "Já se tornou tradição vir receber a benção. Nesta época o nosso movimento aumenta nesta região então temos muito o que agradecer", diz.

A noite, a benção é destinada aos que se dedicam voluntariamente à festa. É o caso do comerciante Nilton Barbosa, um dos profissionais que há anos se dedica à igreja. "Sempre frequentei a igreja e, quando passei a morar perto, me tornei voluntário", conta o profissional, que, além de voluntário, atua como ministro da Eucaristia. "Eu brinco que o morro é minha primeira casa porque passo mais tempo aqui do que na minha casa. Minha esposa também é voluntária e ministra e minha filha, de 6 anos, também participa de atividades. Essa é nossa casa", enfatica.

A estudante Carolina Alves, 22 anos, cresceu na Igreja de Nossa Senhora da Conceição. "Eu sempre vinha com minha avó e após a minha Crisma eu passei a me envolver nos projetos. Hoje sou voluntária e integro a pastoral de comunicação", diz. Carolina conta com orgulho que já integrou quase todas as equipes de voluntários da igrea, fazendo parte, por exemplo, do grupo jovem, oficinas e do atendimento nas barracas. "Eu gosto de estar perto da comunidade, de acolher o público", conclui.

PADROEIRA

A Festa do Morro da Conceição terá início no dia  29 de novembro, com  a procissão da bandeira, que traz a imagem da Imaculada Conceição. A concentração está marcada às 17h, no Parque Urbano da Macaxeira, na mesma região, com saída, às 18h.

De acordo com o pároco Padre Renato Azevedo, durante os dez dias de festa, a expectativa é de pelo menos 1,5 milhões de fiéis circulem pelo santuário. "É o mesmo número do ano passado. Mas, este ano poderemos ter um acréscimo, já que, o dia 8, cairá em um sábado, então, além do feriado no Recife, muitos não estarão trabalhando", prevê.

A partir do dia 30 até o dia 8 de dezembro, as celebrações acontecerão sempre às 7h, 9h, 11h, 14h e 16h. Diariamente, às 19h30 acontecerá o novenário.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL