Diario de Pernambuco
Busca

ELEIÇÕES OAB - OLINDA

Candidato à presidência da OAB-Olinda visitou Diario de Pernambuco

Publicado em: 19/11/2018 11:47 | Atualizado em: 19/11/2018 12:09

Nesta segunda, acontecem as eleições para nova gestão da seccional Olinda da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em visita recente ao presidente do Diario de Pernambuco, Maurício Rands, o candidato à presidência da seccional, Bruno Aguiar falou sobre suas propostas. Ele estava acompanhado do candidato a conselheiro pela chapa, Breno Aguiar, além do assessor de imprensa, Arthur Cunha. A reunião contou ainda com a presença do vice-presidente institucional do Diario de Pernambuco, Lauro Gusmão. As eleições devem mostrar o resultado da opinião dos 1.220 advogados regularizados para votar, dentre os 2 mil que fazem parte da seccional. A vigência do mandato é de três anos, a partir de janeiro de 2019. Os resultados deverão ser divulgados ainda hoje.

 

A chapa composta por 32 integrantes traz cinco deles na Diretoria Executiva: Bruno Aguiar (presidente), Catarina Vasconcelos (vice), Eduardo Bispo (secretário-geral), Simone Teixeira (secretária-geral adjunta) e Breno Paiva (tesoureiro). É situação em relação à seccional Estadual e oposição à gestão atual da OAB-Olinda, capitaneada pelo presidente Paulo Joviniano. Este é candidato à reeleição e oposição à atual seccional Estadual. Durante o encontro, Bruno Aguiar falou sobre suas propostas e intenções para a presidência. “Nosso objetivo é oferecer aos advogados uma gestão mais justa, transparente, austera nos gastos e mais democrática. Isso é o que realmente importa. Queremos, inclusive, proporcionar uma maior sintonia entre a OAB municipal e a seccional do Estado, que atualmente estão apartadas, sem muitas ligações. Pretendemos trazer mais harmonia pois uma OAB unida é uma OAB mais forte”, afirma.

 

Uma das propostas a que afirma dar ênfase é a realização do Curso de Gestão, Capacitação e Monitoramento do Jovem Advogado a fim de melhor orientar o recém-formado. “Ele se forma, presta o exame de ordem, mas tem pouca experiência prática. Então, vamos prestar consultoria solicitando que traga o seu processo. A partir daí, a ideia é decidirmos juntos quais são as alternativas jurídicas, as medidas cabíveis para que ele possa tomar decisões mais acertadas, que amadureça como advogado e evite procurar outras carreiras”, explica. No outro extremo da, digamos, “linha do tempo”, outro objetivo é assessorar o profissional idoso que, muitas vezes, tem dificuldades em peticionar no sistema eletrônico. A ideia é que durante cinco dias por semana, de segunda a sexta, ele tenha atendimento exclusivo e personalizado para que possa impulsionar seus processos, sendo capacitado e tendo autonomia. Outros pilares a serem fortalecidos é o da mulher advogada com a criação de um espaço reservado para mães, dentro da sala da OAB nos Fóruns, para que possa amamentar quando necessário, além da questão do combate ao assédio sexual. “Queremos incentivar ainda mais a comissão da mulher advogada, a ser presidida pela nossa candidata a vice, Catarina Vasconcelos. Afinal, ela precisa ser ainda mais valorizada e respeitada dentro da advocacia olindense. Vamos defender isto com bastante rigor”, completou.

 

Outro assunto em pauta no encontro foi a questão da prestação juridiscional e como o candidato pretende melhorar o funcionamento do judiciário. Segundo Aguiar, o objetivo é defender melhor as prerrogativas e aprimorar as cobranças de celeridade, de forma que os advogados sejam melhor atendidos nos balcões das varas, sem tanta espera. Bruno Aguiar exemplificou como principais críticas à atual gestão da OAB-Olinda a falta de transparência e democratização nos gastos, destacando ainda a necessidade de reestruturação da sala dos advogados. “O advogado olindense sente-se como parte de guetos, de grupos. Queremos fazer um mandato para todos. Tanto que um dos lemas da nossa campanha é “Somos Todos presidentes. Será uma OAB inclusiva”, afirmou.

 

Sobre o atual presidente da OAB, Ronnie Duarte, à frente de um grupo de quase 40 mil advogados em Pernambuco, Bruno teceu elogios. “Um excelente presidente, com aprovação de mais de 90% dos advogados, inclusive em Olinda. De uma nota de 0 a 10, minha avaliação para a gestão dele é 11. Além disso, trata-se de um grande apoiador nosso, entusiasta da nossa campanha”, concluiu. O presidente do Diario de Pernambuco, Maurício Rands, também advogado, afirmou sentir-se honrado com a visita. “Considero a OAB uma das instituições das mais importantes”, concluiu.

TAGS: eleiÇÕes | aguiar | bruno | olinda | oab |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL