Competição

Bandas e fanfarras participam de campeonato nacional no Recife

As apresentações aconteceram no Bairro do Recife neste domingo com a participação de bandas de todo país

Publicado em: 25/11/2018 17:35 | Atualizado em: 25/11/2018 17:46

 (Nando Chiappetta.)
Nando Chiappetta.

Quem escolheu o Marco Zero do Recife para aproveitar a folga deste domingo (25), além inúmeras atividades de lazer, teve também a oportunidade de acompanhar o XXV Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, organizado pela Associação de Bandas e Fanfarras e Regentes de Pernambuco (Abanfare). Participaram do evento 57 representações musicais vindas de 16 estados de todas as regiões do país. A delegação mais distante veio do município de Pauini, no Amazonas. Para chegar no Recife, o grupo viajou dois dias barco e cinco de ônibus.

Italo Pereira Reis, de 19 anos, aluno do nono ano do colégio Frei Mario Sabino, afirmou que a viagem foi uma “aventura”, mas que estava feliz por participar da competição. “Viajamos dois dias de barco da cidade de Boca do Acre até Rio Branco e de lá seguimos de ônibus até aqui”, contou o estudante. Além de participar do campeonato, os jovens também realizaram o sonho de ver o mar pela primeira vez. No comando da banda há mais de 20 anos, o maestro Luiz Carlos Mendes também compartilhou a felicidade dos alunos. “Queremos fazer uma boa apresentação. Agora, a experiência de vê-los realizar o sonho de ver o mar pela primeira vez me deixa muito feliz”, revelou o professor.

 Pernambuco levou para o campeonato 13 escolas (estaduais, municipais e privadas) dos municípios do Recife, Paulista, Camaragibe, Petrolina, Passira, Timbaúba e Gravatá. Segundo o presidente da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras, Waldenilson Cunha Costa, este é o primeiro ano que o evento acontece no Recife. “Encontramos nas bandas e fanfarras um celeiro para a formação de músicos. Muita gente que faz sucesso hoje teve sua origem musical nas bandas e fanfarras”, afirmou Wildenilson que, por 37 anos, comandou a banda do Ginásio Pernambucano.

Durante o desfile, os alunos (na faixa etária de 10 a 20 anos) foram avaliados pelos jurados nos quesitos de apresentações artísticas e musicais (afinação, arranjos, ritmo, regência, harmonia). No final, foram indicados os vencedores de 13 categorias. A competição começou no último sábado e também aconteceu no colégio de referência Sizenando Silveira. De acordo com Waldenilson Costa, o campeonato foi patrocinado pelo governo do estado e prefeituras dos municípios que mandaram representantes para o evento.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL