Diario de Pernambuco
Busca

Abastecimento

Bairro dos Torrões recebe obra de implantação de sistema de esgotamento sanitário

Dez mil pessoas serão beneficiadas

Publicado em: 21/11/2018 10:44 | Atualizado em: 21/11/2018 10:49

Imagem: Divulgação
O bairro dos Torrões, na Zona Oeste do Recife está recebendo obras de implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto. Esse é o primeiro bairro da cidade que ganhará esgotamento sanitário por meio de investimentos do parceiro privado do Programa Cidade Saneada. A Parceria Público Privada do Saneamento em Pernambuco busca elevar os índices de cobertura do esgotamento sanitário na Região Metropolitana do Recife. As intervenções para construção desse sistema são realizadas agora nas ruas Poeta Lucena, Veranópolis, Antônio Valdevino, Damasqueiro, Assucena e Guaporema. Todo projeto prevê o assentamento de dez quilômetros de rede coletora, a instalação de mais de 2 mil ligações domiciliares, além da implantação de uma estação de bombeamento e de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Para construir o empreendimento são investidos R$ 13,5 milhões, beneficiando 10 mil pessoas nos Torrões.

A obra é executada pela BRK Ambiental, parceira privada da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), e contempla 57 ruas do bairro dos Torrões localizadas na área limitada pela Rua Maestro Jones Johnson, Avenida do Forte e Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho. Já foram assentados 3.300 metros de tubulações em mais de 25 ruas do bairro, como a Jaguari, Iguaraci, Serafina Carneiro, Jordão e Epaminondas Cristovão. A Estação de Tratamento de Esgoto será construída na Rua Arthur Coutinho. A proposta é executar as intervenções causando o mínimo de transtornos para a população e impacto no fluxo do trânsito, principalmente, nas ruas mais movimentadas do bairro.

A obra para implantação do sistema de esgotamento sanitário no bairro dos Torrões iniciou no final do mês de junho e tem o prazo de conclusão de 16 meses. “O cronograma dos investimentos no programa Cidade Saneada foi elaborado buscando uma otimização do impacto social, ambiental, técnico e financeiro da situação do saneamento em todos os 15 municípios da RMR. Para essa fase do programa que está em andamento, serão realizados investimentos relevantes no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Goiana (Centro e Pontas de Pedras)”, pontua o diretor de Novos Negócios da Compesa, Ricardo Barretto.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL