Diario de Pernambuco
Busca

Jaboatão

Adolescente é acusada de abandonar bebê recém-nascido

Jovem deve cumprir medida sócio-educativa por ter deixado o filho abandonado num terreno em Barra de Jangada

Publicado em: 29/11/2018 16:33 | Atualizado em: 29/11/2018 16:48

Delegados Ademir Oliveira e Vilaneida Aguiar que trabalharam na investigação. Imagem: Divulgação

Uma adolescente de 15 abandonou o filho recém-nascido em um terreno no bairro de Barra de Jangada, no município de Jaboatão dos Guararapes, após esconder a gravidez de toda família. O caso aconteceu no dia nove deste mês. Ela confessou à Polícia e disse que temia a reação dos pais e dos membros da igreja evangélica que frequentava. A Polícia Civil abriu um procedimento especial e a jovem deve cumprir medida socio-educativa por abandono de recém-nascido.

O bebê do sexo masculino foi encontrado enrolado em um lençol ainda com o cordão umbilical ligado à placenta. A adolescente fez o parto sozinha, no banheiro da casa da pastora da igreja da qual é membro e justificou as manchas de sangue dizendo que se tratava de menstruação. A vizinhança ouviu o choro do bebê que foi deixando no terreno vazio localizado ao lado da residência. O recém-nascido foi encaminhado à UPA de Barra de Jangada com um quadro de bronco-aspiração e encaminhado ao Hospital Memorial Guararapes, no bairro de Prazeres, onde permanece internado.

A Polícia foi chamada pelos vizinhos e investigou o caso chegando até a casa onde a adolescente se encontrava logo depois de ter dado à luz o bebê. "Durante as investigações verificou-se vestígios de sangue na casa da pastora que ela frequentava. Por conta da religiosidade e por questões morais, ela escondeu de todos que havia ficado grávida. Ela disse que entrou em desespero porque não queria decepcionar a família", comentou Vilaneida.

A jovem contou em depoimento que a gravidez foi fruto de um envolvimento que teve com um homem que conheceu em uma cidade do interior do estado de Pernambuco, onde passou três meses. Ela não informou a identidade do pai, revelando apenas que ele é casado e não sabia da gravidez. Ela passou por perícia para constatação de parto recente e confessou ter abandonado a criança. Ela está recebendo acompanhamento psicológico e jurídico do Conselho Tutelar de Piedade e disse que se arrepende.

A partir de agora, o caso segue para a Vara da Infância e Juventude de Jaboatão, que irá determinar se o bebê segue para adoção. De acordo com a delegada responsável pelo caso, Vilaneida Aguiar, titular da DPCA de Jaboatão, os avós do bebê têm interesse pela guarda e vão todos os dias ao Hospital a fim de visitá-lo, mas como não há registro de nascimento, e a tutela ainda será definida pela Justiça, as duas terão que aguardar a definição judicial para se aproximar do menino.

 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL