Diario de Pernambuco
Busca

vestibular

Abstenção é de 9,54% no primeiro dia de SSA 3

Número de candidatos que faltou ou chegou atrasado ao SSA 3 ontem, primeiro dia de testes, foi de 9,54% dos 11.160 inscritos no vestibular

Publicado em: 19/11/2018 08:58

Foto: Nando Chiappetta/DP FOTO
Por volta das 5h, a estudante Vitória Ribeiro, 18 anos, levantou-se da cama, sem grandes alvoroços, mesmo sendo um dos dias mais especiais da sua vida - uma nova etapa do vestibular. Estava ansiosa, mas “nem tanto”, “na medida”. Tinha dormido bem, desde as 21h do dia anterior, estudado em média de três a quatro horas por dia ao longo do ano, durante a tarde, após largar da escola. Acordou, tomou café, vestiu um jeans rasgado, a camisa da Mulher Maravilha e disse para si mesma: estou pronta. Ela foi uma das 11.160 inscritas para um o vestibular realizado ontem pela Universidade de Pernambuco (UPE), uma das mais renomadas do estado, e participou do primeiro dos dois dias de provas da terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação 2019 (SSA 3). As provas continuam hoje.

Vitória disputa uma vaga para o curso de enfermagem, chegou ao local das provas, na Escola Politécnica de Pernambuco, na Madalena, onde tem a maior concentração de candidatos (1.133) da Região Metropolitana do Recife (RMR), por volta das 7h. Não cumpriu rituais ou levou amuletos. Só sentiu falta de dar um beijo no namorado. Mas ela não quis correr o risco de se atrasar ou faltar, como outros 1.065 (9,54%) candidatos que não compareceram aos locais dos testes. Estava lá uma hora a menos de os portões serem fechados. 

Como muitos estudantes e (até mesmo concorrentes), Vitória respondeu a questões das disciplinas de língua portuguesa, matemática, língua estrangeira, filosofia, além de fazer a redação, cujo tema foi “Limites e diferenças entre o corpo são e o culto à beleza”. A parte mais difícil das avaliações do dia, segundo ela, foi a de matemática. Na redação, por outro lado, ela demonstrou uma opinião formada sobre o tema, já com a esperança juvenil de quem quer cuidar do próximo. “Há um limite entre o corpo são e o culto à beleza. O mundo atual cultua a beleza cada vez mais, está muito exigente, e nem sempre beleza é sinônimo de saúde. A atriz Marilyn Monroe tinha suas dobrinhas, nos anos 60, e era muito bonita. Hoje, se fazem tantas exigências à beleza que vemos cada vez mais absurdos e exageros, pessoas fazendo cirurgias arriscadas para chegar ao ‘corpo ideal’. Mas o corpo são tem a ver com saúde, alimentação, exercícios, bem-estar”, declarou. 

Como Vitória Ribeiro, a estudante Beatriz Albuquerque, 17 anos, é outra candidata que vai participar do segundo dia do processo seletivo nesta segunda-feira. Ela e os demais inscritos farão provas de biologia, química, física, história, geografia e sociologia, 58 quesitos, no total. Todos estão na luta por um lugar ao sol, disputando 1.740 vagas em 55 cursos de graduação. Em cada curso, 20% das vagas são reservadas para estudantes cotistas, que vêm de escolas públicas. “Vou fazer odontologia porque desde que comecei a pesquisar sobre meu futuro, gostei e quero ser odontóloga quando for adulta”, disse Beatriz, que enfrenta uma competição acirrada. No sistema de cotas, para o ano de 2019, o curso de odontologia, em Arcoverde, é o mais concorrido, com 32 feras por vaga. Para 2018, a disputa foi ainda maior: 36,50. 

Ana Karolina Teixeira, 17 anos, inscreveu-se para disputar uma vaga no curso de Ciências Biológicas, que estuda todas as formas de vida e analisa as relações entre os diversos seres e o meio ambiente, sua maior paixão, segundo contou. Ela é uma das estudantes que estarão nos locais de provas que serão distribuídos em 19 prédios nos municípios: Recife, Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada. Ana Karolina também faz provas na Escola Politécnica de Pernambuco.

No interior de Pernambuco, a maior quantidade de candidatos está no prédio A do Campus Mata Norte da UPE, com 1.219 pessoas. Meninos e meninas, jovens e até mesmo adultos em busca de um sonho, de um diploma para chamar de seu e de um emprego, já que nada cai do céu. O curso de medicina é o mais concorrido, no sistema universal, oferecido no campus da UPE em Serra Talhada, com 39,75 candidatos na disputa por uma vaga. A concorrência cresceu em relação ao ano ano passado, quando 27,12 foram à luta por uma vaga. Uma esperança em tempos onde médicos são disputados por municípios, especialmente os mais pobres.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL