Diario de Pernambuco
Busca

Nesta quinta

Paróquia de Casa Forte celebra Dia de São Francisco

Durante todo dia haverá programação especial e bênção dos animais. Às 19h, será celebrada missa

Publicado em: 04/10/2018 10:24 | Atualizado em: 04/10/2018 10:32

Imagem: Arquivo/DP

Nesta quinta-feira (4), quando se comemora o dia de São Francisco de Assis e é também o dia da Natureza. Para marcar a data, a Paróquia de Casa Forte realiza, no pátio da matriz, uma programação com bênção de animais, ações de educação ambiental, atendimento de serviços veterinários, distribuição de mudas de árvores e de arranjos florais, além de atividades lúdicas para crianças da Casa da Criança Marcelo Asfora.

“É um dia muito importante, no qual celebramos a vida de um santo que doou sua vida pelos pobres e teve o olhar amoroso para toda a criação de Deus. São Francisco entendeu o valor da criação, enalteceu a natureza, ao ponto de tratar os animais como seu irmão”, lembrou o padre Deyvson Soares, que está à frente da programação celebrativa da paróquia de Casa Forte.

As comemorações começaram às 6h, com a bênção dos animais e, durante todo o dia, teremos momento de bênção. "Tragam seus animais para serem abençoados e também passarem por cuidados veterinários. Quem puder, doe ração para cães e gatos. A ração será levada para alimentar animais abandonados nas ruas do Recife”.

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) está no local, como ponto de entrega voluntária de animais silvestres. “Os animais silvestres têm uma importante função para o equilíbrio da natureza. Prendê-los, cria-los em nossas residências é vetar a missão desses animais, que Deus criou querendo o bem-estar deles e o nosso. São Francisco, que passou por este mundo há tantos anos, teve  claramente essa compreensão. Que possamos nos inspirar nele, para amarmos e cuidarmos da natureza”, lembrou o padre Deyvson.

História - São Francisco de Assis nasceu na Itália e ficou conhecido como padroeiro da ecologia e protetor dos animais. Ele tinha uma relação de muito respeito com os animais. No Cântico das criaturas, São Francisco de Assis louva a Deus por todas as criaturas, o sol, a lua, as estrelas. Francisco de Assis foi sepultado em 4 de outubro de 1226 e canonizado em 1228.

Para a realização do Dia de São Francisco e Dia da Natureza, a paróquia de Casa Forte conta com a parceria institucional da Fundação Pau-Brasil, Hospital Veterinário Harmonia, empresa Germinar, Prefeitura do Recife, Escola de Referência em Ensino Médio José Vilela, Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), além de voluntários que se prestaram a colaborar para que ess dia seja dedicado de atenção para a natureza, inspiradora de São Francisco de Assis.

PROGRAMACÃO DIA DE SÃO FRANCISCO – DIA DA NATUREZA
Local: largo da Matriz de Casa Forte – Praça de Casa Forte

6h às 12h e das 14h às 16h30 – Bênção dos animais 
8h-12h – Exposição sobre a árvore símbolo do Brasil  – Fundação Pau-brasil
8h30 às 11h30  e das 14h às 16h30:
- ponto de entrega voluntária de animais silvestres Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) 
- Vacinação de animais – Prefeitura do Recife
- Prestação de serviços veterinários para cães e gatos, com  profissionais do Hospital Veterinário Harmonia.
9h30 às 10h30 – Atividade lúdica com as crianças e adolescentes da Casa da Criança Marcelo Asfora (CCMA) :
- contação de histórias com o arte-educador Paulo André Viana 
- apresentação musical das crianças da CCMA 
10h às 11h e das 15h às 16h -  Palestra sobre meio ambiente e oficina com material reciclável, com professores e alunos da Escola de Referência em Ensino Médio José Vilela
19h – Missa em honra a São Francisco de Assis, na Capela da Sagrada Família. 
Até as 20h30 - após a celebração, haverá bênção dos animais 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL