Diario de Pernambuco
Busca

Meio Ambiente

Semas e CPRH participam do Dia Mundial de Limpeza de Praias em Olinda

Mutirão deste ano integra também a Campanha Mares Limpos, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU Meio Ambiente) em todo o Planeta, como estratégia para reduzir a poluição dos mares por lixo plástico

Publicado em: 19/09/2018 10:15 | Atualizado em: 19/09/2018 11:06

Praia de Del Chifre, em Olinda. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) participam na próxima quinta-feira (20), do Dia Mundial de Limpeza de Praias no município de Olinda, evento coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, com o apoio de diversos parceiros. A ação é aberta ao público e terá início às 8h30 e segue até às 12h. A concentração será na praia de Bairro Novo, em frente ao antigo quartel. A ação contará com caminhada ecológica e mutirão de recolhimento dos resíduos que percorrerá as praias dos Milagres, Carmo, Bairro Novo, Casa Caiada e Rio Doce, com a participação de guardas municipais e voluntários de escolas, universidades e membros da Escola de Aprendizes-Marinheiros.

Carlos Cavalcanti, Secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, ressalta a importância da ação educativa que acontece em diversos países: “É fundamental que cada cidadão, que cada usuário da praia, tenha o compromisso de não descartar e também de recolher qualquer tipo de plástico utilizado neste ambiente natural. Só assim poderemos reverter o panorama de 13 milhões de toneladas de plástico que chegam aos mares todos os anos, segundo a ONU“.

Ações Educativas - Atendendo aos chamados dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de números 12 e 14, estabelecidos pela ONU e voltados, respectivamente, para a busca de padrões de produção e consumo sustentáveis e para uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos, as equipes de educação ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e da CPRH, com o apoio da equipe técnica do gerenciamento costeiro da Semas, reforçam a ação sensibilizando adultos e crianças em uma tenda montada na praia do quartel.

A ideia é conversar com os participantes sobre a importância da mudança de comportamento, alertando-os sobre os danos ambientais causados pela poluição das praias, em especial pelo lixo plástico e microplásticos (pequenos fragmentos com cerca de cinco milímetros de diferentes tipos de plástico, identificados por pesquisadores em amostras de água, areia e em organismos marinhos presentes nos oceanos e regiões polares). A Compesa também participa do evento com a realização de brincadeiras e jogos voltados para o público infantil.

As equipes envolvidas na ação de recolhimento dos resíduos se concentram às 8h30 e saem em caminhada ecológica em direção às praias de Rio Doce, ao Norte, e dos Milagres, ao Sul. O mutirão de limpeza em Olinda conta com o apoio da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis – COOCENCIPE, da Associação dos Recicladores de Olinda (ARO) e de escolas locais.

De acordo com a Prefeitura Municipal de Olinda, as cooperativas ficarão responsáveis pelo recolhimento do material reciclável em pontos fixos no calçadão, distribuídos em cinco diferentes trechos da orla: Milagres (em frente à Igreja), Carmo (próximo a agência dos Correios), Bairro Novo (em frente ao antigo quartel), Casa Caiada (em frente ao antigo supermercado G Barbosa) e Rio Doce (em frente à Igreja de Santana).

Semana Mares Limpos - Diante do desafio de se combater o descarte de lixo plástico nos oceanos e mares, que gera a contaminação do ambiente natural e a morte de diversas espécies marinhas, a ONU lançou, em 2017, a Campanha #Mares Limpos – O Mar não está para plásticos, que contou naquela edição com a participação da União dos Escoteiros do Brasil (UEB).

A Semana Mares Limpos de Limpeza de Praias, que acontece este ano em todo o país de 15 e 23 de setembro, conta novamente com o apoio dos Escoteiros do Brasil que lançou, em 20 de agosto, a resolução 001/2018 implementando a insígnia Mares Limpos 2018/2019, espécie de reconhecimento aos escoteiros, lobinhos, seniores e pioneiros que se destacarem no desafio proposto pela campanha: “Desafio Menos 1 Lixo/Mares Limpos”.

A proposta é que cada membro reduza o uso de produtos plásticos como canudos, sacolas, copos, garrafas PET, num período de pelo menos 10 semanas, entre 30 de setembro a 9 de dezembro de 2018. Receberá a distinção Bronze, Prata ou Ouro, aquele que se sobressair de acordo com a metas alcançadas. Receberá um “Ouro”, por exemplo, o escoteiro que conseguir realizar uma festa para 30 convidados, sem qualquer item plástico descartável.

MUTIRÃO /PRAIAS – PONTOS DE ENTREGA DOS RESÍDUOS:

- Praia dos Milagres (em frente à Igreja dos Milagres)
- Carmo (próximo à agência dos Correios)
- Bairro Novo (em frente ao antigo quartel)
- Casa Caiada (em frente ao antigo supermercado G Barbosa)
- Rio Doce (em frente à Igreja de Santana).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL