Diario de Pernambuco
Busca

São João

Zona Sul do Recife recebe Mostra de Quadrilhas neste final de semana

Grandes nomes do Concurso de Quadrilhas Juninas do Recife se apresentarão no evento realizado na comunidade da UR-2, no Ibura

Publicado em: 12/07/2018 20:16

Quadrilha Junina Lumiar, vencedora do 34º Concurso de Quadrilhas Juninas do Recife. Foto: Samuel Calado/Esp.DP

A comunidade do UR-2, no Ibura, na Zona Sul do Recife, recebe neste final de semana a III Mostra de Quadrilhas Juninas. A festividade será realizada na quadra pertencente as escolas Jordão Emerenciano e Padre Lebret, localizada na Rua Angra dos Reis, s/n, a partir das 18h30. 

Grandes nomes do 34º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas e do 16º Concurso de Quadrilhas Juninas Infantis, realizados durante o mês de junho no Sítio Trindade, na Zona Norte do Recife, se apresentarão no evento. A ação é promovida pela comunidade Amiga das Tradições Culturais com apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura da cidade e da Fundação de Cultura.  

Junina Lumiar, do bairro do Pina, na Zona Sul do Recife. Foto: Samuel Calado/Esp.DP

Junina Lumiar, do bairro do Pina, na Zona Sul do Recife foi a grande premiada do ciclo deste ano. O grupo encerrará a mostra do Ibura no domingo (15), a partir das 22h30. A quadrilha apresentará ao público o grande espetáculo cujo o tema é "Na Festa de Santo Antônio, Solteira é que não fico”, que fala sobre a tradição da Festa do Pau de Santo Antônio na cidade de Barbalha, no interior do Ceará. 
 
A Dona Matuta, do bairro de San Martin, na Zona Oeste do Recife foi a vice-campeã do concurso e também está na programação. A junina se apresenta às 21h55 do domingo (15) com o espetáculo De tudo que há no mundo, evidenciando a diversidade cultural da Feira de Caruaru. 

Junina Tradição, do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife. Foto: Samuel Calado/Esp.DP

A Junina Tradição, do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, que foi a terceira colocada no concurso, se apresentará às 22h30 do sábado (14) com o espetáculo Festa em Saruê, inspirado no poema A viagem ao País de São Saruê, de Manuel Camilo dos Santos. 

Junina Origem Nordestina, do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife. Foto: Samuel Calado/Esp.DP

A quinta colocada no concurso adulto, a Origem Nordestina, também do Morro da Conceição, se apresentará às 21h55 do sábado com o espetáculo Rainha, o casamento de Oxum, que aborda a religiosidade de matriz africana e o combate à Intolerância Religiosa ao contar o romance entre uma jovem católica com um candomblecista. 
 
As juninas infantis também se apresentarão na festividade. As quadrilhas Menezes na Roça (campeã), Sapeca (Vice-campeã) e Brincant's Show Mirim (terceiro lugar) irão animar o evento com o talento juvenil. 
 
A mostra encerrará o Ciclo Junino do ano de 2018, promovido pela Prefeitura do Recife, que iniciou no dia 12 de junho e contemplou mais de 30 arraiais pela cidade. o Segundo informações oficiais, se apresentaram mais de 730 artistas locais, entre bandas, grupos de coco, xaxado, ciranda, bacamarteiros e trios de forró pé-de-serra. O Diario realizou a cobertura ao vivo nas plataformas digitais totalizando mais de 13 mil compartilhamentos e 4 milhões de visualizações somente no Facebook. Veja o vídeo da apresentação das juninas campeãs: 
 
1º LUGAR: Junina Lumiar 
 
 
2º LUGAR: Junina Dona Matuta 
 


3º LUGAR: Junina Tradição 
 

 
  
 
Confira a programação

Sábado (14)

18h – Grupo de Dança Cultural Recifogosa

19h – Quadrilha Infantil Junina Matutinho Dançante

19h35 – Quadrilha Infantil Junina Sapeca

20h10 – Quadrilha Junina Arrocha o Nó

20h45 – Quadrilha Junina Traque

21h20 – Quadrilha Junina Mandacaru

21h55 – Quadrilha Junina Origem Nordestina

22h30 – Quadrilha Junina Tradição

Domingo (15)

18h – Banda Culé de Xá

19h – Infantil Junina Brincant’s Show

19h35 – Infantil Junina Menezes na Roça

20h10 – Junina Raio de Sol

20h45 – Junina Zé Matuto

21h20 – Junina Matutada

21h55 – Junina Dona Matuta

22h30 – Junina Lumiar


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL