Diario de Pernambuco
Busca

Neste fim de semana

Caravana Aliança LGBTI+ leva debate contra o preconceito para cidades do interior

Neste primeiro fim de semana, homofobia nas escolas e cultura LGBT estarão entre as pautas

Publicado em: 12/07/2018 11:30 | Atualizado em: 12/07/2018 07:35

Semana passada, grupo fez ato no centro do Recife. Foto: Divulgação

Em tempos nos quais Pernambuco figura entre os estados mais violentos para a comunidade LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e interssexuais) no Brasil, a coordenação estadual da Aliança Nacional LGBTI começa nesta semana uma sequência de caravanas por munícipios pernambucanos onde registros de casos de homofobia têm sido notificados com mais frequência. A ideia é debater temáticas relacionadas à diversidade com estudantes, comunicadores e profissionais de outras áreas em encontros gratuitos e abertos ao público, de maneira a aumentar a corrente contra o preconceito.

No ano de 2016, a ONG Dignidade elaborou uma pesquisa sobre o ambiente escolar no Brasil. O relatório mostrou que 73% dos alunos LGBTs sofrem algum tipo de bullying na escola, sendo constantemente agredidos verbalmente. Cerca de 60% não se sente seguro no ambiente acadêmico e 37% deles são agredidos fisicamente por causa de sua orientação sexual. Mesmo apontando as agressões à direção das escolas, 36% deles disseram que não recebem apoio dos professores ou responsáveis pelo colégio.

Por conta desses números, a homofobia nas escolas será o tema a ser devatido na primeira parada do grupo, nesta sexta-feira (13), em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. O encontro ocorrerá na Praça de Nova Divinéia, Cajueiro Seco, a partir das 19h30. Na ocasião, a ativista Jardel Araújo e a professora Cristiana Cordeiro, que desenvolve atividades contra a homofobia com alunos do ensino médio de escolas públicas debaterão o tema “Os desafios da educação inclusiva: como tornar o ambiente escolar um espaço para todos?”. 

No sábado, a Caravana da Aliança pega estrada rumo à capital do forró. A partir das 16h, na boate Hit Club, em Caruaru (Agreste do estado), o tema “Cultura LGBTI como força de enfrentamento ao preconceito” será debatido com a produtora cultural Adriana Pax e a deag queen caruaruense Hillary Salt.

Nas próximas semanas, a Caravana da Aliança deve passar pelos municípios de Petrolina, Arcoverde, Triunfo e marcar presença no Festival de Inverno de Garanhuns, sempre levantando a bandeira da diversidade.

SERVIÇO

Caravana da Aliança Nacional LGBTI

Dia 13 de julho (sexta), às 19h30
Na Praça de Nova Divinéia (Cajueiro Seco), Jaboatão dos Guararapes

Dia 14 de julho (sábado), às 16h
Boate Hit Club (Rua Silvano Macedo, 46, Caruaru)
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL