ARTE

Grupo Doutores da Alegria anima São João do Procape

História de cordel será encanada em outros dois hospitais na próxima semana

Publicado em: 14/06/2018 08:17 | Atualizado em: 14/06/2018 08:33

Foto: Divulgação

São Joãozinho começa nesta quinta-feira (14), no Hospital Univsersitário Oswaldo Cruz (Huoc)/Procape, no bairro de Santo Amaro, no Recife. Na próxima semana, os palhaços médicos se apresentam no Hospital Barão de Lucena (18) e Imip (19). Crianças de escolas públicas e projetos sociais vão conferir apresentação especial no Teatro Barreto Júnior nesta sexta (15). 

Desta vez, os atores vão trazer a encenação do cordel “A peleja do noivo que tentou enganar a noiva na festa de São João ou vice e versa”. O arraial acontece nas alas pediátricas, sempre às 10h. O espetáculo é assinado coletivamente pelo grupo e conta com a produção de Nice Vasconcelos.

A história de cordel criada para o São João tem palhaço que se acha esperto tentando fugir do casamento! Será que Dr. Marmelo (Marcelo Oliveira) conseguirá engabelar o pai da noiva, Dr. Mircolino “Lampião” (Marcelino Dias)? Não no que depender da noiva, Dra. Baju (Juliana de Almeida).

“A peleja do noivo que tentou enganar a noiva na festa de São João ou vice e versa” estreou ano passado, mas já tem novidades. O trio de forró que embala a confusão é formado por santos: Dr. Lui (Luciano Pontes), Santo Antônio, assume o triângulo; Dr. Dud Grud (Eduardo Filho), São Pedro, a zabumba, e Dudu do Acordeon, convidado especial, será São “Foneiro”.

Músico e compositor, Dudu do Acordeon chega a fazer 80 shows por ano. Além de já ter tocado com nomes como Dominguinhos, que participou, inclusive, do seu segundo álbum, Dudu do Acordeon tem músicas gravadas por Nádia Maia, Almir Rouche, Maestro Forró, Nonô Germano e Nena Queiroga.

 “Como em todas as nossas ações, a trilha sonora é feita ao vivo. Mas ter um músico com a trajetória de Dudu do Acordeon nos acompanhando nos hospitais vai ser muito bom”, acredita Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife dos Doutores da Alegria.

Além desse trio de santos, o dono da festa não poderia faltar: Dr. Eu_zébio (Fábio Caio) será São João. O arraial tem ainda balão de São João, Dr. Ado (Arilson Lopes), e uma palhaça fuxiqueira, Fuxiquinha, Dra. Svenza (Luciana Pontual).

“Levar o São João para dentro dos hospitais é reforçar a importância das nossas tradições culturais e do nosso compromisso com arte, cultura e saúde. As crianças são o principal foco, mas os pais e toda a equipe do hospital se divertem bastante quando o arraial é montado”, avalia Arilson Lopes.
 
Apresentação para escolas – 310 alunos de escolas públicas e projetos sociais também vão assistir ao espetáculo “A peleja do noivo que tentou enganar a noiva na festa de São João ou vice e versa”. Em parceria com a Prefeitura do Recife, os Doutores da Alegria vão levar o São Joãozinho ao Teatro Barreto Júnior, no bairro do Pina, nesta sexta-feira (15), às 10h.

O público será formado por crianças a partir de 5 anos da Escola Estadual Menino Jesus, Escola Municipal Novo Pina, Escola Municipal Poeta João Cabral de Melo Neto, do Instituto Social das Medianeiras da Paz (Ismep-Recife), da Turma do Flau e do Grupo Teatral Achylles Coqueijo (GTAC), do Pina.
 
Agenda do São Joãozinho. As apresentações começam sempre às 10h:
Dia 15 (sexta-feira) – Teatro Barreto Júnior
Dia 18 (segunda-feira) – Hospital Barão de Lucena
Dia 19 (terça-feira) - Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip)
 
Foto: Divulgação

ARTE
- Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que utiliza a arte do palhaço para intervir junto a crianças, adolescentes e outros públicos em hospitais públicos e ambientes adversos. Fundada por Wellington Nogueira em 1991, a associação foi inspirada no trabalho do Big Apple Circus de Nova York. Há 26 anos no Brasil, já realizou mais de 1,7 milhão de intervenções junto a crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde.

A partir das intervenções em hospitais, Doutores da Alegria amplia canais de diálogos reflexivos com a sociedade, compartilhando o conhecimento produzido através de formação, pesquisa, publicações e manifestações artísticas, contribuindo para a promoção da cultura e da saúde e inspirando políticas públicas.
 
Como ajudar na manutenção da associação Doutores da Alegria
O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal.

Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Quem quiser ajudar o trabalho da associação Doutores da Alegria pode entrar no site www.doutoresdaalegria.org.br e em facebook.com/doutores.
TAGS: doutores | alegria | sao | joao | hospital |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL