Nesta sexta

Zelador que teve mão reimplantada após assalto recebeu alta do Hospital SOS Mão

Publicado em: 18/05/2018 21:33

O zelador Valdeci Pereira da Cruz, de 53 anos, recebeu alta da equipe de ortopedia e cirurgiões do Hospital SOS Mão, nesta sexta-feira, dia 18. Ele foi submetido, no dia 27 de abril, a uma cirurgia para o reimplante da mão esquerda, após ser atingido por um golpe de facão durante um assalto no bairro do Porto da Madeira, no Recife. Valdeci foi transferido de ambulância no início da tarde e agora seguirá o tratamento de uma úlcera digestiva no Hospital Geral Otávio de Freitas, no bairro de Tejipió.

“A recuperação da mão está seguindo como o planejado e Valdeci já está liberado por nós do SOS Mão. Agora, ele ficará no Hospital Otávio de Freitas para o tratamento clínico do problema digestivo. Ele foi orientado a continuar tomando os remédios necessários e deverá voltar para o acompanhamento do reimplante”, explica o cirurgião de mão José Veríssimo, responsável pelo procedimento.

Nas próximas semanas, Valdeci deve retirar os últimos curativos para poder iniciar as sessões de reabilitação. A fisioterapeuta Adriana Carvalho, do Reab Mãos Fisioterapia, fará o trabalho de forma gratuita para o zelador. O tratamento não tem prazo determinado de duração.

Já com o cirurgião José Veríssimo, as consultas devem acontecer mensalmente por pelo menos mais um ano. “Daqui para frente, vamos ficar avaliando periodicamente o quadro, vendo como evolui com a fisioterapia. Daqui a um ano, poderemos ver se será necessário algum outro procedimento”, conclui o médico.

O zelador chegou ao Hospital SOS Mão, no dia 27 de abril, encaminhado do Hospital Oswaldo Cruz. A cirurgia para o reimplante durou cerca de seis horas e o pós-operatório ocorreu sem intercorrências, sendo acompanhado pela equipe de cirurgiões de mão do hospital. Na última terça-feira (15/05), foi transferido para o Hospital Oswaldo Cruz para a realização de uma endoscopia digestiva, exame que não é realizado no Hospital SOS Mão, retornando no dia seguinte.

O hospital SOS Mão conta com várias equipes especializadas em reimplantes, disponíveis todos os dias da semana, a qualquer horário. “O SOS Mão é um dos poucos do país a ter esse tipo de atendimento 24 horas por dia. Nós recebemos os pacientes amputados do SUS e, no ano passado, realizamos cerca de 300 cirurgias do tipo. Formamos médicos há 20 anos para realizar os reimplantes”, ressaltou o diretor do hospital SOS Mão, o cirurgião Mauri Cortez.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL