Diario de Pernambuco
Busca

Ressocialização

Reeducandas montam bicicletas em fábrica no município de Paulista

A indústria começou com três reeducandas no quadro de funcionários, hoje 12 mulheres produzem, diariamente, mais de duas mil peças para montagem das bikes

Publicado em: 18/05/2018 08:37 | Atualizado em: 18/05/2018 09:09

Foto: Ray Evllyn/Divulgação

Todos os setores de uma fábrica de bicicleta, localizada no município de Paulista contam com o trabalho de reeducandas do regime aberto ou livramento condicional atendidas pelo Patronato Penitenciário. Elas atuam na montagem, fabricação das peças, pintura, solda, estamparia e no refeitório, graças ao convênio do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Justiça e Diretos Humanos e o órgão de execuções penais, com a indústria.

Pelos serviços, as reeducandas recebem um salário mínimo (R$ 954,00) vale-transporte e alimentação oferecida na própria empresa. “Quando entrei aqui, me perguntei: será que vou conseguir? Mas com força de vontade aprendi, e agora quero aprender tudo”, diz R.C.P, 31, torneira mecânica na fábrica.

De acordo com Josafá Reis, superintendente do Patronato Penitenciário, há  um cuidado especial com o público feminino, já que a maioria delas sustentam os filhos sozinhas. E acrescenta: “as reeducandas que trabalham na Zummi têm dado resultados dignos de elogios pelo empregador. Nesse contexto, mudar a vida dessas pessoas e, além disso, trazer produtividade para o empresário, é a tônica do nosso trabalho. Todos ganham com isso”, acrescenta.  

A fábrica começou a absorver a mão de obra reeducanda há quatro anos, e no início eram apenas três, hoje segundo a gerência de produção, são 12 produzindo, diariamente, cerca de duas mil peças para a montagem das bikes,  nos modelos carga, passeio e competição.

Atualmente, 552 reeducandos do regime aberto e livramento condicional estão trabalhando através de parcerias do Patronato Penitenciário com empresas públicas e privadas.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL