Diario de Pernambuco
Busca

Urbanismo

Recife tem 130 novas árvores plantadas no Cabanga

Além de promover o paisagismo de um importante corredor viário, a ação visa combater as ilhas de calor com o adensamento do verde

Publicado em: 10/05/2018 07:15 | Atualizado em: 10/05/2018 07:18

PCR/Divulgação

Os refúgios do Largo do Cabanga, na área central do Recife, começaram a receber, na última quarta-feira, dia 9, diversas mudas de plantas que possuem floração intensa. São Ipês (roxo e amarelo), Craibeiras, Pau-Ferro e Jasmim Vapor (branco, rosa e vermelho). Ao todo, o bairro ganhará 130 novas árvores fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Recife e a ADEMI-PE. O projeto ainda prevê ampliar a arborização da cidade com plantio que soma 2.000 árvores em diversos pontos.
 
Segundo o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA), Bruno Schwambach, além de promover o paisagismo de um importante corredor viário, a ação visa combater a formação de ilhas de calor na região. “Temos algumas áreas na cidade que concentram ilhas de calor devido à existência de poucos espaços verdes. Nós estamos concentrando os plantios em locais e refúgios em que é possível fazer uma concentração de árvores, como no caso do Cabanga. Esse adensamento de verde vai diminuir a intensidade de calor na região”, explicou Schwambach.  
 
O plantio no Cabanga deve durar cinco dias e beneficiará uma área de aproximadamente 3.000 m2, abrangendo os largos, os canteiros centrais e os espaços próximos ao viaduto Capitão Temudo. As primeiras mudas foram colocadas em um refúgio localizado à direta, no sentido Centro-Zona Sul, próximo à lombada eletrônica. Só, neste espaço, serão colocados mais de 40 exemplares, que variam de grande a pequeno porte. As mudas usadas na ação têm mais de 2 metros de altura, ou seja, elas possuem aproximadamente dois anos, o que aumenta as chances de sucesso do plantio.
 
A parceria entre a prefeitura e a Ademi-PE teve início em março deste ano, com o plantio de 46 exemplares na Avenida Militar, no Bairro do Recife. De forma global, o projeto beneficiará 12 áreas públicas da cidade, como canteiros centrais, refúgios, praças e calçadas. Além do Cabanga e do Bairro do Recife, receberão plantios as avenidas Mascarenhas de Morais, Domingos Ferreira, os passeios na Ilha Joana Bezerra, entre outros logradouros.
TAGS: arvore | plantadas | cabanga |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL