Educação

Pernambucanos conquistam segundo lugar em maratona de programação

A edição deste ano do evento contou com a participação de 13 grupos

Publicado em: 02/05/2018 21:00 | Atualizado em: 02/05/2018 21:12

Lucas Cavalcanti e Roberto Fernandes representaram a UFPE no evento. Foto: Arquivo Pessoal.
Os estudantes Lucas Cavalcanti e Roberto Fernandes, da equipe de robótica do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Paula Pithon, da Universidade de Pernmbuco (UPE), conquistaram o segundo lugar da Hackathon Globo, uma maratona de programação realizada no Rio de Janeiro. A edição deste ano contou com a participação de 13 grupos, com quatro integrantes cada, que deveriam propor soluções para a produção e distribuição de conteúdo nas áreas de jornalismo, esporte, entretenimento e mídias sociais durante o prazo de 33 horas.

O grupo ComentAI, formado pelos pernambucanos e por Lewi Samuel, estudante de ciência da computação da Universidade de Brasília (UnB), teve o projeto reconhecido como um dos destaques do evento. A equipe desenvolveu uma ferramenta de agrupamento de comentários para redes sociais e transmissões ao vivo que tinha como objetivo aumentar o engajamento dos telespectadores em conteúdos transmitidos nas plataformas web.

As inscrições para a maratona tiverem início no mês de março e, ao todo, foram selecionados 52 participantes, divididos entre estudantes, empreendedores e profissionais formados na área de computação. Para o estudante Lucas Cavalcanti, o resultado alcançado na competição é consequência direta das experiências enquanto aluno da UFPE. "Vale ressaltar a dedicação de muitos professores, que pensam no 'o quê', e 'como' aprendemos as coisas, pois isso gera as experiências e projetos que o centro (CIn) nos permite vivenciar", afirmou.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL