Protestos

Motoristas de caminhão fazem paralisação na BR-101 Sul

Eles questionam a alta do diesel. Manifestação acontece simultaneamente em outros doze estados

Publicado em: 21/05/2018 12:24 | Atualizado em: 21/05/2018 12:32

Foto: PRF/Divulgação

Caminhoneiros fazem protesto nesta segunda-feira no quilômetro 83 da BR-101, em Jaboatão dos Guararapes. Os motoristas bloquearam o trecho da pista, ocupando uma das faixas em cada sentido da rodovia. Há mais de cem caminhões no local. O trânsito está complicado na área. Os caminhineiros questionam o aumento do diesel, anunciado nesta segunda, em mais uma alta do valor das refinarias, de 0,97% a vigorar a partir dessa terça-feira. A Polícia Rodoviária federal está na área tentando liberar a pista para tráfego de veículos.

A manifestação foi convocada pela Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) e acontece simultaneamente em doze estados brasileiros: Distrito federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul. Os caminhoneiros autônomos reclamam que estão no limite, e que uma carga tributária  menor, daria fôlego a categoria. O diesel representa 42% do custo com a atividade. 

O aumento do combustível faz parte da nova política de preços administrado pela Petrobras, que repassa a variação da cotação do petróleo no mercado internacional. Nos últimos meses, o petróleo apresentou bastante alta. A Petrobras diz que as revisões podem ou não refletir para o consumidor final – isso depende dos postos. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, do Gás Natural e dos Biocombustíveis (ANP), o preço médio do diesel nas bombas já acumula alta de 8% no ano. O valor está acima da inflação acumulada no ano, de 0,92%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Rota Alternativa
- Quem estiver vindo do Recife para Suape e Litoral Sul do Estado, alternativa é ir pela Rota dos Coqueiros (Paiva), seguindo pela PE-028, para acessar a via expressa. Roteiro também atende aos motoristas que estão seguindo no sentido contrário. Dentro do Complexo Viário de Suape não há manifestações, com acesso livre para avenida portuária. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL