Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Alunos da rede estadual apresentam projetos em feira de tecnologia

A terceira edição do evento realizado em São Bento do Una apresentou produtos inovadores e inéditos voltados para a comunidade

Publicado em: 18/05/2018 16:14 | Atualizado em: 18/05/2018 16:24

Durante a programação, os alunos contextualizam os conteúdos de forma que pudessem ser aplicados no cotidiano da comunidade. Foto: Gil Menezes/Divulgação.
Uma feira voltada para o mundo tecnológico reuniu estudantes da rede estadual em São Bento do Una, Agreste do estado, nesta sexta-feira. A terceira edição da feira organizada pela Escola Técnica Estadual Governador Eduardo Campos apresentou projetos desenvolvidos pelos estudantes voltados para a comunidade com foco na agricultura familiar, baseados na proposta sustentável para suprir as demandas nos aspectos sociais, econômicos e ambientais. Com o tema central "O desafio de ensinar e a descoberta do aprender: utilizando as tecnologias a favor de uma aprendizagem significativa", o evento ofereceu palestras e orientações nas áreas do agronegócio, rede de computadores, agroecologia e enfermagem.

Durante a programação, os alunos contextualizam os conteúdos de forma que pudessem ser aplicados no cotidiano da comunidade. A feira teve como objetivo fazer com que os estudantes aplicassem o que vivenciaram em sala de aula e tivessem a oportunidade de divulgar o que a escola oferece para a comunidade local.

Os estudantes das turmas de agroecologia apresentaram o projeto Ecotanque. A ideia consiste na construção de um reservatório hídrico com capacidade para dez mil litros de água, utilizando materiais de baixo custo e impacto ambiental. No período de estiagem na região e com o racionamento de água na escola, a iniciativa assegurou o bom funcionamento do curso para a realização das atividades práticas. Os estudantes têm a intenção de multiplicar o projeto para os pequenos e médios agricultores da localidade. Para a construção do reservatório foram utilizados papelão, areia, cimento, tela aramada e barro.

Estudante do terceiro ano do ensino médio, Anderson Pereira ajudou na construção do projeto e contou que estava satisfeito com o resultado. "Foi uma experiência muito enriquecedora participar da construção desse projeto. Com ele, aprendi técnicas que nunca sabia que existia. Não entendia nada de agroecologia e pude aprender com essa disciplina no decorrer das aulas teóricas e práticas", afirmou.

A escola também apresentou o projeto Jovem Inventor, que incentiva os estudantes a desenvolverem iniciativas tecnológicas, empreenderas e sustentáveis. Durante as aulas, os estudantes do primeiro ano do curso de redes fizeram um sistema de irrigação que reutiliza motores de impressoras, cano de PVC e placas de arduino. A criação irá reutilizar a água do ar-condicionado da escola para a irrigação das plantações feitas pelos estudantes do curso de agroecologia. O protótipo pode ser utilizado manualmente e, futuramente, por aplicativo ou wi-fi.

Os estudantes criaram ainda o "Galinheiro Móvel". A estrutura, feita com arame galvanizado e canos de PVC, permite uma estrutura leve, fácil de manusear e de locomover, para que possa atender às necessidades de pequenos produtores, em geral de base de agricultura familiar, ao passo que possa ser removido para potencializar o uso do pasto e fertilização do solo. Outros projetos estão sendo desenvolvidos na abordagem da tecnologia alternativa, como a criação de mudas de plantas, da "chocadeira" (um equipamento que substitui o papel da galinha para chocar os ovos enquanto ela continua pondo ovos ao invés de chocar) e a construção de telhados com garrafas pet.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL