Diario de Pernambuco
Busca

Ação

MPPE acompanha medidas para redução de risco pelas fortes chuvas

Publicado em: 25/04/2018 12:28 | Atualizado em: 25/04/2018 12:29

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 20ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital – Habitação e Urbanismo, ouviu nesta terça-feira (24), representantes da Autarquia de Urbanização do Recife (URB/Recife), Secretaria-Executiva de Defesa Civil (Sedec); Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). O MPPE visa acompanhar as ações destinadas à redução de risco por desastres naturais, realizadas pelos órgãos competentes, nos meses de maiores índices pluviométricos no Recife.

O representante da Sedec, o coronel Cassio Sinomar de Santana, explicou que a Defesa Civil foi criada não apenas para dar respostas, mas para agir preventivamente, e que o maior interesse é salvar vidas. Para isso, será preciso fazer com que a população entenda os riscos existentes, fornecendo as informações necessárias. Ele ainda destacou sobre o uso da tecnologia inovadora desenvolvida no Recife e exportada para outros estados e municípios: a geomanta. E também que o trabalho, realizado 24 horas por dia, dispõe de um número de telefone 0800 para o atendimento à população. Segundo ele, a meta para 2018 é a de 350 obras em regime de parceria com a população, que beneficiará 800 famílias.

Já a URB/Recife apresentou a relação de diversas obras de grande porte que estão em andamento ou prestes a iniciar ainda em 2018, onde consta também a relação de algumas ruas que estão com obras em andamento e outras esperando recursos do Governo Federal, reiterando que a URB atua tanto em áreas de morros quanto em áreas planas.

A representante da Emlurb, a gerente de de Fiscalização e Obras, Gabriela Buarque, destacou que o órgão trabalha junto à manutenção urbana em 86 pontos de limpeza de canais programados para este ano, e que até o momento 32 foram atendidos. Ela destacou também que foram removidos quase 18 mil metros cúbicos de lixo, atendendo primeiramente aos pontos de canais e após de galerias chamadas microdrenagem, onde já foram removidos 4 mil metros cúbicos, o que corresponde a 427 localidades no município. Afirmou ainda que a Emlurb atua, inclusive, em escadarias nas áreas de morros. Mediante a apresentação dos documentos destes órgãos sobre a problemática, o MPPE analisará para a deliberação.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL