Mudança

Gestora LGBT de Igarassu é a primeira em PE a ter nome social no título

Nome social é o nome pelo qual o transexual ou travesti é reconhecido

Publicado em: 09/04/2018 14:51 | Atualizado em: 09/04/2018 17:33

Para a beneficiada, uma coisa simples como o nome no título de eleitor representa um avanço na inclusão. Foto: Ivanildo Pedro/Secom
Poucas pessoas sabem o impacto que um nome pode causar. Para a Coordenadora do Núcleo de Apoio à População LGBT, Raphaela Ribeiro, ele é antes de tudo uma vitória.  Ela foi a primeira trans em Pernambuco a ter o nome social no título de eleitor.  Raphaela recebeu a informação quando buscava saber quantas pessoas já tinham trocado o nome.

As inscrições começariam só no dia 3 de abril, mas por causa da militância, Raphaela, estava um dia antes no cartório eleitoral de Igarassu, para distribuir panfletos ligados a questões LGBT. "Assim que cheguei perguntei se alguém já tinha mudado o nome. Quem me atendeu, olhou as informações e disse que não. Após checagem no sistema identificou que estava liberado, mesmo sendo um dia antes", conta. 

Após a informação, Raphaela não teve dúvidas e pediu para que fizesse a alteração no nome dela. Ela estava com toda documentação separada para levar no outro dia logo cedo. "Assim que fiz a alteração, o rapaz que atendeu me parabenizou e disse que eu era a primeira do município. Segundos depois, ele informou que era a primeira do estado a ter o nome social no título de eleitor", exalta. 

Para a beneficiada, uma coisa simples como o nome social no título representa um avanço na inclusão. Durante a vida passou por vários tipos de constrangimentos que a causavam desconforto, mas atualmente ela vê motivos para celebrar. "Hoje, me sinto orgulhosa de estar trabalhando com o que gosto e pela prefeitura estar acatando nossos desafios", diz a gestora do Núcleo de Apoio à População LGBT, que é vinculada à Secretaria da Mulher e Políticas Afirmativas da prefeitura de Igarassu.

A secretária municipal da Mulher, Julia Chalegre, ressalta que a pasta é a única no litoral norte que possui um Núcleo LGBT e que defende as questões trans. "Somos pioneiras e desenvolvemos um trabalho de respeito e de total apoio à causa", reforça. 
 
Recentemente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu incluir o nome social no documento. Os eleitores transexuais e travestis têm até esta segunda-feira para solicitar a inclusão do nome social no título de eleitor. Nome social é o nome pelo qual o transexual ou travesti é reconhecido. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL