Diario de Pernambuco
Busca

Caruaru

Paciente com suspeita de dengue hemorrágica apresenta melhora e deve deixar a UTI

Novo exame confirmatório da doença será realizado ainda nesta quarta-feira. Resultado deve ser divulgado 72 horas

Publicado em: 07/03/2018 13:21 | Atualizado em: 07/03/2018 13:29

Paciente com suspeita de dengue hemorrágica apresenta melhora e deve deixar a UTI. Foto: APF Photo

A paciente Letícia Fernanda Alves de Albuquerque, de 16 anos, com suspeita de dengue hemorrágica, apresentou nesta quarta-feira melhoras nos exames laboratoriais realizados, com aumento significativo na contagem de plaquetas, que inicialmente apresentavam-se em 36.000/mm3 e agora estão em 139.000/mm3. Os dados são do boletim médico divulgado no final desta manhã pelo Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, para onde ela foi transferida na sexta-feira passada, da cidade de Gravatá.

A adolescente permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva, por precaução médica. Letícia também apresentou uma agressão leve ao fígado e um rash cutâneo, que são erupções vermelhas com coceira, e continua sendo acompanhada pela equipe médica. Ela está consciente, orientada e com as demais funções sem alterações. 

A primeira sorologia realizada indicou um histórico de dengue, ou seja, em outro momento a paciente já havia apresentado um quadro da doença, mas foi inconclusiva para a confirmação de dengue hemorrágica, devido a fase aguda. Um novo exame confirmatório da dengue hemorrágica será realizado ainda nesta quarta-feira, sexto dia de aparecimento dos sintomas. O resultado deve ser divulgado 72 horas. A paciente deve receber alta da UTI no final da tarde desta quarta e seguir para a enfermaria do hospital, onde permanecerá sendo acompanhada e aguardará o resultado da sorologia.

Segundo informações dos familiares, a paciente começou a apresentar os sintomas no último dia 26 de abril. Ela chegou a ser atendida mais de uma vez numa unidade de saúde de Gravatá, cidade onde vive, antes de ser transferida em estado grave para Caruaru. Os primeiros sintomas foram dor de cabeça e febre alta, mas ela teria sido medicada e encaminhada para casa por duas vezes antes do agravamento. A dengue hemorrágica tem sintomas iniciais parecidos com o da dengue clássica, porém que evoluem rapidamente para hemorragias. São sinais da doença: fortes dores abdominais, mudança na temperatura do corpo, perda de consciência e palidez.

Em 2018, segundo o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), foram registrados 1,2 mil casos suspeitos de dengue em 99 municípios do estado. Isso representa uma redução de 42,6% em relação ao mesmo período de 2017. Pernambuco tem 51 municípios em situação de risco de surto de arboviroses e 83 em alerta.
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL