Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

Famílias denunciam: somatropina continua em falta na Farmácia do Estado

Medicamento caro de uso contínuo e diário está em falta há mais de três meses, alegam pacientes

Publicado em: 19/03/2018 11:15

Familiares de pacientes que utilizam a Somatropina voltaram a procurar o Diario de pernambuco nesta segunda-feira para denunciar que o medicamento continua em falta, há mais de três meses na Farmácia do Estado. A Somatropina é um medicamento que tem como principio ativo o hormônio de crescimento (GH), que atua no metabolismo e é utilizada em crianças com quantidades inadequadas de GH para estimular o crescimento no tratamento em longo prazo.

Rosângela Maria Lucena é tia de uma das crianças afetadas pela falta da medicação:"Fizemos os cálculos do tratamento e custaria R$ 2.286 por mês para possibilitar uma injeção por dia. Um valor inviável", pontua a economista de 50 anos. O tratamento não pode ser interrompido, o que deixa famílias e pacientes ainda mais apreensivos. As doses diárias utilizadas variam a cada caso.
 
A Secretaria Estadual de Saúde (SES)  respondeu por meio de nota oficial. Confira o docuento na íntegra:

A Farmácia de Pernambuco informa que a medicação somatropina é disponibilizada em duas apresentações. A de 12ui está com a entrega atrasada pelo fornecedor, que já foi notificado oficialmente pela SES. A SES também já abriu um novo processo de aquisição para este medicamento. Já a de 4ui está em fase final de compra. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL