Celebração

Em Olinda, fieis acompanham a liturgia da Paixão de Cristo e procissão do Senhor Morto

Eventos lembram a morte de Jesus Cristo

Publicado em: 30/03/2018 16:15 | Atualizado em: 30/03/2018 18:10

Liturgia teve início às 15h, considerada a hora da morte de Cristo segundo a Bíblia. Foto: Anamaria Nascimento/DP
Centenas de fieis acompanharam, na tarde desta sexta-feira (15), a liturgia da Paixão da Cristo e a procissão do Senhor Morto. A celebração aconteceu na Catedral da Sé, em Olinda, para lembrar a paixão e a morte de Jesus Cristo. A liturgia foi celebrada pelo arcebisto de Recife e Olinda, dom Fernando Saburido.

O início foi às 15h, considerada a nona hora (morte de Jesus Cristo) pela Bíblia. O rito foi dividido em momento da Paixão Anunciada (ou Rito da Palavra), seguido da Exaltação do Lenho Sagrado (da Santa Cruz ou do Santo Madeiro) e Comunhão. Na Paixão Anunciada, foram lidas passagens bíblicas do Antigo e do Novo Testamento que falam sobre o sacrifício de Cristo. Na Exaltação da Santa Cruz, os fiéis formaram uma fila e, um a um, beijaram a imagem do Cristo Crucificado.

Moradora de Buenos Aires, Argentina, a contadora Rosário Callado, 52, é uma das fieis que participaram da celebração. Ela foi ao local com a mãe, Lourdes Callado, e com a irmã, Elizabeth Callado, que fizeram questão de levá-la para comemorarem a Páscoa.


Às 16h teve início a Procissão do Senhor Morto, que também terá a a participação do arcebispo dom Saburido. Esta tradição pretende lembrar o momento em que os discípulos retiram o corpo de Jesus Cristo da cruz e o sepultam.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL