Diario de Pernambuco
Busca

Transporte

Diario Urbano: Falta de segurança e proteção deixa acesso fácil à linha férrea

O sumiço de cancelas, avanço de residências e de estabelecimentos comerciais e a derrubada de muro de proteção facilita movimento em local exclusivos à circulação dos trens

Publicado em: 20/03/2018 08:40

A colisão entre um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e um caminhão na noite de segunda-feira (19), na Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, é daqueles acidentes esperados. Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

A colisão entre um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e um caminhão na noite de segunda-feira (19), na Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, é daqueles acidentes esperados. Previsíveis porque de maneira geral a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) perdeu o controle da vigilância dos acesso à linha férrea destinada ao VLT. A perda se vê no sumiço de cancelas que fechavam cruzamentos da ferrovia com ruas e avenidas de tráfego intenso, no avanço de residências e de estabelecimentos comerciais sobre a área da ferrovia e na derrubada total ou parcial de trechos do muro de proteção da linha férrea. A combinação desses elementos, acrescida ao desmonte da rede de seguranças, facilitou o movimento de carros e de pessoas em pontos antes exclusivos à circulação dos trens. Muitos dos que invadem esses pontos estão envolvidos na extração irregular de areia, tanto na Muribeca, onde ocorreu o acidente que deixou três feridos e que impedirá a circulação de trens hoje, quanto em Cajueiro Seco, Jardim Prazeres e Vila Sotave, em Jaboatão, e Pontezinha, no Cabo. Areia vendida para pequenas obras ou negociada com armazéns de construção.

Abandono de gatos
Tem surtido pouco efeito o apelo dos defensores de animais para que não se abandone gatos na Avenida Beira-Rio, na Madalena. Abandonos são registrados semanalmente no lugar, onde dezenas de bichos sobrevivem graças a ações voluntárias.

Cavalos em Piedade
A noite é dos cavalos na Rua João Malaquias da Silva, em Piedade, bairro de Jaboatão dos Guararapes. Basta os moradores pensarem em dormir que o tropel dos animais, movidos a chicotadas e a gritos, invade a rua por minutos e horas.

Orla de Olinda
Enfim, o calçadão das praias de Bairro Novo e Casa Caiada, em Olinda, começaram a ser recuperados. Os serviços iniciados pela Secretaria de Serviços Públicos incluem o conserto de canteiros, a correção de fissuras e o fechamento de buracos.

Bancos quebrados
Os reparos de canteiros, fissuras e buracos nas praias de Casa Caiada e Bairro Novo são bem-vindos, mas os problemas também se estendem aos bancos de cimento desse trecho da orla olindense. Em alguns, o concreto trincou e os ferros estão expostos.

Lixeiras no chão
Apenas uma das quatro lixeiras de materiais recicláveis da Avenida Beira Mar, em Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, resistia de pé no último fim de semana. Três lixeiras estavam com os suportes quebrados e jogados sobre o calçadão e o gramado.

Violência em Setúbal
O aumento de relatos de crimes em Setúbal, Boa Viagem, mobilizou os moradores, que hoje discutem a situação com os comandante e subcomandante do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM). Será hoje, às 19h, na Igreja Presbiteriana Nossa Casa.

De última hora
Menos de 20% dos mais 380 mil alunos com direito a requisitar a Carteira de Estudante 2018 solicitaram o documento ao Grande Recife Consórcio de Transporte. E o prazo para a solicitação termina no próximo dia 31. Ou seja, veremos correria.

Em trinta dias
A nova Carteira de Estudante pode ser solicitada no site do Grande Recife, acessando o link “Carteira mais prática”. Para obter o documento, o candidato pagará uma taxa de R$ 12,45. A promessa é de entrega da carteira em 30 dias após a quitação do boleto.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL