Diario de Pernambuco
Busca

ÁGUA

Compesa realiza obra de abastecimento na Iputinga

Melhoria vai afetar, diretamente, 52,6 mil pessoas

Publicado em: 05/03/2018 18:02

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) programou para a manhã desta quarta-feira o início de uma obra de interligação de um importante alimentador, uma rede de grande porte, ao Sistema Tapacurá, possibilitando o incremento da oferta de água para os bairros de Apipucos, Monteiro e Iputinga, além das localidades de Nova Morada e Vila Felicidade. Os serviços serão executados numa extensão de seis metros na calçada da sede do Detran/PE, na Iputinga - próximo ao portão de entrada do prédio -  área que será isolada até uma das faixas da Rua Terra Grande. A interdição não afetará o trânsito no local e não serão necessários desvios na via.

Com esta intervenção, está bem próximo de concluir a obra de ampliação, modernização e melhorias na rede de distribuição de água que atende 52,6 mil pessoas nessas localidades das zonas Norte e Oeste do Recife. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados na quinta-feira (8), às 20h, período que ficará suspenso o abastecimento de água para cerca de seis mil pessoas no bairro do Detran. Após finalizar a intervenção, o fornecimento de água será restabelecido para o bairro.
 
Esse novo alimentador, com diâmetro que varia entre 700 e 400 milímetros, foi assentado ao longo de 4,3 quilômetros a partir da Estrada do Barbalho até a Ponte do Bredo, na Iputinga, e vai transportar mais água do Sistema Tapacurá para essas localidades, denominadas de Distrito 8A - que hoje já é atendido por esse sistema e pelos Poços da Guabiraba. “O novo alimentador foi construído a partir da Alça Norte do Sistema Tapacurá, na Rua Terra Grande, para reforçar o abastecimento de água para essas áreas” informa Roselene Carneiro Tavares, gerente de Obras da Compesa.
 
Uma das ações importantes dessa obra foi a setorização da rede de distribuição feita por meio da instalação de dispositivos para melhorar o controle operacional do sistema, como macromedidores e Válvulas Redutoras de Pressão (VRP). Também foram assentados 12 quilômetros de novas redes de distribuição de água e feita a substituição de quase cinco mil ramais prediais. Ainda neste mês, estão previstas duas ações, a primeira para a instalação de uma válvula no Sistema de Abastecimento de Água Vila Felicidade e, depois, uma interligação de uma nova rede (alimentador) para a melhoria do abastecimento de água das localidades de Nova Morada, Vila Felicidade e Sítio São Braz. Todo projeto será concluído até junho deste ano e recebe o investimento de aproximadamente R$ 10 milhões, recursos do Governo Federal (Caixa Econômica) com contrapartida do Governo do Estado e Compesa.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL