Diario de Pernambuco
Busca

Colmeia

Centro do Recife recebe mutirão de serviços gratuitos nesta sexta-feira

Ação acontece na Boa Vista, com emissão de documentos, exames de saúde e apoio a quem busca emprego

Publicado em: 21/03/2018 11:31 | Atualizado em: 21/03/2018 11:37

Oferecendo assistência gratuita para a população, o projeto Colmeia Comunidade, do Sesc, chega, na próxima sexta-feira (23/03), ao bairro da Boa Vista, no Centro do Recife. Das 8h às 16h, o público contará com diversos serviços, como exames de saúde, emissão de documentos e orientações para quem deseja se colocar no mercado de trabalho.

A ação vai ocorrer na Escola Oliveira Lima, localizada na Rua Barão de São Borja, nº 347. Ao longo do dia, serão realizados testes rápidos de colesterol, glicemia e hepatites B e C, além de aferição da pressão arterial e higienização da pele. Haverá, também, informações do Hemope sobre o processo de doação de sangue e medula óssea. 

Já o Sesc Odontologia trará uma palestra sobre higiene bucal, com aplicação de flúor e orientação sobre escovação.Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde vai dar orientações sobre tuberculose, com distribuição material informativo, e oferecer exames de pele para o diagnóstico de hanseníase. O órgão também estará presente com uma ação educativa sobre a Lei Seca, alertando a população para os riscos de dirigir após ingerir bebida alcoólica.

Também serão realizados, pelo Distrito Sanitário I, os serviços de orientação sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com distribuição de preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante; orientação sobre câncer de mama e colo de útero com distribuição de material educativo; orientação sobre as arboviroses, com apresentação de maquete e distribuição de material educativo, em parceria com a Vigilância Ambiental.

A expectativa é que cerca de 5 mil pessoas participem da iniciativa. “O projeto Colmeia Comunidade é uma ação que busca ajudar as pessoas trazendo para perto de casa 
diversos serviços que podem ser resolvidos rapidamente. Assim, promovemos uma melhor qualidade de vida para todos”, ressalta a gerente do Sesc Santa Rita, Mônica Dias. 

Até o fim do ano, o projeto passará por 11 bairros do Recife e cidades da Região Metropolitana e quatro municípios do interior.Além da promoção da saúde, nesta edição, o projeto vai oferecer ajuda àqueles que estão em busca de emprego. Uma equipe da rede de cursos Microlins estará no local montando currículos para quem planeja se colocar no mercado de trabalho. Já a Cebrac fará inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos de técnico em vendas, comunicação e expressão, cuidador, rotinas administrativas e criação de aplicativo. 

Já na área de cidadania e assistência, a Secretaria de Defesa Social vai emitir até 100 carteiras de identidade, enquanto o Balcão de Direitos fará a segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito. Os interessados em retirar esses documentos em segunda via devem apresentar cópia de RG ou CPF. Além disso, o público poderá contar com assistência jurídica pela Faculdade Estácio, que fornecerá informações sobre direito de família, responsabilização e contratos civis.

A Compesa também estará no evento com atendimento comercial. Já o Detran fará declaração do histórico de nada consta de multas, informações sobre pontuação na carteira de habilitação, atualização de endereço, emissão de taxas e consulta de débitos. E o INSS entrará com agendamento de concessão de benefícios, simulação de contagem do tempo de contribuição e orientações sobre os direitos previdenciários. Para o público infantil, serão realizadas atividades de recreação. O Senac também fará corte de cabelo para homens e mulheres. Além disso, haverá esmaltação de unhas e design de sobrancelha, com o Bazar do Cabeleireiro.

Serviço:Colmeia Comunidade
Local: Escola Oliveira Lima, Rua Barão de São Borja, 347, Boa Vista
Data: 23 de março
Horário: das 8h às 16h
Entrada gratuita
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL