Diario de Pernambuco
Busca

CARNAVAL 2018

Restaurantes da Arena Gastronômica produziram 140 litros de óleo que vão virar sabão em barra

Altamente nocivo ao meio ambiente, material foi recolhido e será reaproveitado

Publicado em: 14/02/2018 18:10

Os 11 restaurantes que dividiram espaço na Arena Gastronômica do Recife e mataram a fome dos foliões que brincaram o carnaval no Recife Antigo geraram, juntos, 140 litros de óleo de fritura. O material, que é nocivo ao saneamento básico quando descartado irregularmente, agora será destinado à fabricação de sabão em barra da marca Bem-Te-Vi, através de uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife com a indústria ASA. A Arena Gastronômica foi instalada na Rua do Observatório, na Praça do Arsenal, e funcionou entre os dias 7 e 14 de fevereiro.

O óleo de fritura, quando jogado no ralo na pia da cozinha, pode contribuir para o entupimento das galerias de esgoto. Dados indicam ainda que, cada litro de óleo de fritura descartado de forma irregular pode contaminar 20 mil litros de água. De acordo com a Prefeitura do Recife, a ação ambiental evitou a poluição de 2,8 milhões de litros de água (o equivalente a 2.800 m³).

DESCARTE DE MANEIRA REGULAR
Durante o ano, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife também recolhe óleo de cozinha usado. A ação é feita na Rua Fernando César, nº 65, Encruzilhada, no horário entre 8h e 17h, de segunda a sexta.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL