Diario de Pernambuco
Busca

Armas

Polícia Federal vai capacitar instrutores de tiros

Processo seletivo para credenciamento de novos instrutores de armamento e tiro será concluído nesta sexta-feira

Publicado em: 23/02/2018 07:24

A Polícia Federal concluirá hoje um processo seletivo para credenciamento de novos instrutores de armamento e tiro. Depois de formados no curso, que tem duração de quatros dias e precisa ser renovado a cada cinco anos, os profissionais poderão atuar como certificadores para pessoas físicas que pretendem possuir ou portar uma arma de fogo autorizada pela PF. Os novos instrutores serão permissionários do serviço público de aplicação do teste de capacidade técnica ao cidadão que solicita permissão para portar uma arma.

A Lei Federal 10.826, de 2003, prevê a necessidade do credenciamento do instrutor de armamento e tiro responsável pela expedição do comprovante de capacitação técnica para o manuseio de arma de fogo. Os interessados em exercer a atividade de instrutor de armamento e tiro devem solicitar o credenciamento junto às superintendências regionais da Polícia Federal, mediante formulário próprio devidamente preenchido.

O delegado titular da Delegacia de Armas e Produtos Químicos da PF, Rodrigo Bastos, esclareceu que para ser instrutor, o interessado não precisa ser policial. Entre as exigências está ter idade mínima de 25 anos, apresentar documentos solicitados, comprovar aptidão psicológica para manuseio de arma de fogo e entregar certidões negativas de antecedentes criminais. “Desde o ano passado, uma nova exigência passou a ser feita, que é um curso com pelo menos 80 horas/aula relacionado a temas como balística, legislação e outros temas”, explicou o delegado.

No processo seletivo da PF, que iniciou com 38 interessados e chegou ao terceiro dia de avaliações com apenas 12 candidatos aptos, os instrutores de tiro passaram por provas teórica, prática e oral. Interessado em renovar o credenciamento, o empresário Sérgio Buonafina, 52, disse que a capacitação é fundamental para uniformizar os conhecimentos que todos os instrutores passam aos cidadãos que buscam o curso de tiro com eles para obter o porte de arma. “Sou credenciado desde 2007 e procuro passar todos os conhecimentos que recebo aos alunos que me procuram”, pontuou.

O curso com os instrutores é necessário para os cidadãos que solicitam posse para dispor de arma na residência ou do local de trabalho.
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL