CARNAVAL 2018

Folia tem início a partir desta quinta-feira em Olinda e Recife

A cidade-patrimônio abre oficialmente o carnaval nesta quinta-feira e a capital vive dois eventos inéditos no Marco Zero

Publicado em: 08/02/2018 07:37

Cerimônia fará a lavagem do Marco Zero por águas sagradas com a presença de 24 afoxés. Foto: Marlon Diego/Esp.DP


A folia começa a imperar, a partir da noite desta quinta-feira (8), nas cidades-irmãs que são referência mundial em carnaval. Olinda vai promover a abertura da festa na Praça do Carmo. No Recife, onde o reinado de Momo terá seu início oficial amanhã, a semana pré-carnavalesca será fechada por dois eventos inéditos: a lavagem do Marco Zero e o Encontro de Nações Tumaraca. A capital começará a se despedir das prévias com pedidos de proteção e desejos de purificação na cerimônia Ubuntu – Uma Consagração ao Povo Negro. O ato vai culminar com lavagem do Marco Zero por águas sagradas, a cargo de 24 afoxés.

A partir das 10h, representantes das nações - que tradicionalmente se encontram no Pátio do Terço para a Noite dos Tambores Silenciosos, toda segunda-feira de carnaval - se reunirão no Pátio de São Pedro para preparar o Amaci/Omi Eró, o banho com ervas feito pelos babalorixás e ialorixás. Segundo as tradições dos cultos de influência Nagô, a água é um elemento fundamental na gênese da vida. Seus significados estão ligados à fertilidade, manutenção, renovação e purificação, segundo a religião de matriz africana. 

Às 16h, o cortejo dos 24 grupos partirá da Rua Mariz e Barros rumo ao Marco Zero, abrindo os caminhos para os foliões e evocando bênçãos para a festa do carnaval. Com a chegada ao principal polo da cidade, será realizada a lavagem sob os batuques de afoxés, que subirão ao palco com a missão de entoar os cânticos para os orixás.

Às 18h, o Marco Zero vai virar palco para o Tumaraca, espetáculo que reúne 13 agremiações de Maracatu de Baque Virado e 700 batuqueiros. O espetáculo começará com a clarinada, que soará às 18h para convocar os batuqueiros. A partir das 18h50, serão entoados o Hino de África do Sul e a Saudação aos orixás, com as vozes do Coral Voz Nagô. O espetáculo segue com a participação do Bongar, liderado por Guitinho, que entoará a Saudação a Ogum, além de Uma Só Nação e Malunguinho. 

Em seguida, Isaar subirá ao palco para interpretar loas e as canções Anum azul, Copo de espuma e Recife manhã de sol, do homenageado J. Michiles. O espetáculo culmina com Zé Brown, que mistura suas rimas de rap ao peso do Maracatu Nação.

HOMENAGEM
Como de tradição, o cantor e compositor Alceu Valença abrirá as portas de Olinda aos foliões, com show a partir das 22h30, no Polo Tito Lívio, na Praça do Carmo. A programação da noite terá início às 18h, com um desfile de agremiações. Na sequência haverá shows de Rogério Rangel e tributo ao falecido cantor e compositor que dá nome ao polo, com Didi e convidados, antes do encerramento com Alceu.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL