Saúde

Servidores do HR protestam contra o atraso de salários na Agamenon

Segundo a categoria, já são quatro meses sem receber. Funcionários decidiram paralisar até um posicionamento do Governo do Estado

Publicado em: 04/01/2018 08:16 | Atualizado em: 04/01/2018 16:50

Funcionários fecham o trânsito na Agamenon para reivindicar pagamento dos salários. Foto: Cortesia/WhatsApp
Os servidores da saúde se mobilizam em protesto contra a falta de pagamento de salários, na manhã desta quinta-feira, em frente a unidade hospitalar no bairro do Derby. Segundo a categoria, já são quatro meses em atrasos. Com cartazes nas mãos, os funcionários de hospitais como Restauração, Getúlio Vargas, Barão de Lucena e Agamenon Magalhães, interditaram o trânsito da Agamenon Magalhães, a principal avenida da cidade. Eles estão liberando o fluxo quando o sinal abre. Os agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) já estão no local para controlar o tráfego. 

"Temos aluguel para pagar e contas atrasadas. Não podemos trabalhar apenas por amor", reivindicou uma técnica de enfermagem. Segundo os funcionários, o último saldo recebido foi no mês de agosto. Desde setembro do ano passado os profissionais estão com os vencimentos em aberto. "Queremos uma resposta concreta de quando será efetuado esse pagamento. Somos profissionais de vários hospitais e queremos saber do governador e do secretário de saúde até quando ficaremos sem receber", disse o técnico de enfermagem Josias Alves. 

São vários profissionais da saúde que prestam o serviço chamado plantão extra. As categorias incluem enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e radiologia. "Eles não têm direito a nenhum benefício. Não possuem vínculo direto com o hospital, é quase uma forma de trabalho escravo. A resposta do hospital vem sendo a mesma. Vamos aguardar um posicionamento da diretoria", explica o enfermeiro Rodrigo Patriota. Os servidores recebem a partir do Recibo de Pagamento Autônomo (RPA). 

"É um ato de protesto contra o Governo do Estado. As pessoas estão se endividando para poder vir trabalhar. Não é justo com os trabalhadores", afirma a diretora do Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco, Viviane Amorim. O presidente do sindicato, Augusto Barreto, e uma comissão de servidores tentaram falar com a diretoria, mas não foram recebidos. Eles decidiram iniciar uma paralisação total até obter uma resposta do Governo. Na sexta-feira, às 8h, está marcada uma assembleia com na Secretaria de Saúde de Pernambuco. 

O clima entre os manifestantes ficou tenso quando um motoqueiro tentou ultrapassar a barreira do protesto. "Não estão errados de reivindicar, mas também não faz sentido parar aqui em frente ao HR e atrapalhar a vida de todo mundo. É um direito deles, mas precisam fazer isso em frente ao Governo do Estado. Tento chegar no meu trabalho e não consigo", criticou o radiologista Carlos Augusto Silva de Oliveira.

Através de nota enviada pela assessoria de imprensa, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que "está trabalhando para fazer o pagamento do mês de setembro e dos subsequentes dos profissionais que atuam como pessoa física no Hospital da Restauração", ainda sem determinar um prazo. De acordo com o comunicado, o repasse aos trabalhadores é feito após 60 dias do período trabalhado. E destacaram que o cálculo "requer uma apuração mais detalhada do serviço prestado, com análise e auditoria nas informações para evitar inconformidades nos pagamentos". 

Confira a nota na íntegra:
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informa que, desde a última semana de dezembro de 2017, vem pagando os profissionais que atuam como pessoa física nas suas unidades hospitalares. Contudo, devido ao feriado bancário, não houve tempo hábil para finalizar alguns repasses que já estavam programados. Com o término do feriado bancário, desde a última terça-feira (02.01), a SES retomou o processo e trabalhou para agilizar o envio da verba para os hospitais que faltavam. A partir desta quinta (04.01), já estão sendo feito os repasses para os hospitais da Restauração e Otávio de Freitas. A previsão é que até a próxima segunda-feira (08.01), todos os plantonistas dessas unidades recebam o pagamento referente ao mês de setembro.


A SES reitera seu compromisso com os profissionais que atuam em suas unidades e reforça que está trabalhando para fazer o pagamento dos meses subsequentes. É importante destacar que esse tipo de repasse requer uma apuração mais detalhada do serviço prestado, com análise e auditoria nas informações para evitar inconformidades nos pagamentos. O repasse é feito após cerca de 60 dias do período trabalhado, tempo para fazer todas as tramitações necessárias. Durante a manhã desta quinta-feira (04), o secretário executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto, e a diretora-geral de Finanças da Secretaria de Saúde, Musa Ferreira, receberam, no Palácio do Campo das Princesas, uma comissão representando os hospitais da Restauração e Otávio de Freitas para definir os encaminhamentos.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL