Diario de Pernambuco
Busca

ENSINO

Feras mais próximos do sonho da universidade

Com as notas do Enem, divulgadas ontem, candidatos poderão tentar vagas em 130 instituições

Publicado em: 19/01/2018 09:49

BRASÍLIA – As notas do Exame Nacional do Ensino Médio 2017 foram divulgadas ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão ligado ao Ministério da Educação e responsável pela aplicação das provas. Com os resultados individuais, os candidatos poderão concorrer a vagas em 100 instituições federais e outras 70 unidades públicas de Ensino Superior através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A abertura das inscrições na primeira edição do Sisu 2018 foi antecipada de 29 de janeiro para 23 de janeiro. Os participantes terão até 26 para se candidatar. O resultado do Sisu, isto é, a confirmação se o candidato foi aprovado ou não em uma universidade pública, sairá no dia 29.

Das 239.601 vagas disponibilizadas no sistema, 14.786 são de instituições pernambucanas. Participam do Sisu a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), além dos institutos Federal de Pernambuco (IFPE) e Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão). O candidato pode se inscrever em até duas vagas, informando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar. Também é necessário definir a modalidade: ampla concorrência ou critérios raciais ou sociais. As vagas já podem se consultadas em sisu.mec.gov.br.

Podem se inscrever candidatos que fizeram o Enem 2017 e não zeraram a redação. De acordo com o balanço divulgado pelo MEC ontem, 309.157 candidatos tiraram nota zero. Em 2016, 291.806 participantes zeraram a redação, ou seja, houve aumento de 6%. Já a quantidade de redações com a nota mil caiu 30% em relação à edição anterior. No Enem 2017, 53 alunos conquistaram o feito. O volume é 78% menor em relação a 2014, por exemplo, quando 250 candidatos tiraram a nota mil na redação. No entanto, a média da prova subiu de 541,9 para 558. 

Clique para acessar os resultados individuais

É preciso informar CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição. De acordo com o ministro da Educação, Mendonça Filho, o sistema foi reforçado para não haver quedas durante a consulta. “Tivemos um Enem muito tranquilo, sem intercorrências de destaque, e acreditamos que a consulta ao sistema também será, pois reforçamos a capacidade dele”, pontuou.

De acordo com o Inep, só nos primeiros 10 minutos, 80 mil candidatos consultaram as notas. O resultado dos treineiros (feras que não concluíram o ensino médio em 2017) só será divulgado em 19 de março. Na mesma data, o MEC também vai disponibilizar os espelhos da redação, ou seja, a cópia digitalizada dos textos e as justificativas para as notas.

PLANOS
No Recife, eram 11h quando a estudante Letícia Barbosa, 17, atualizava por repetidas vezes o site para saber suas notas. Ao ver os números, a expectativa deu lugar à eufora. A aluna do Colégio Damas tirou 980, apenas 20 pontos abaixo da máxima e 422 pontos acima da média, na prova de redação. Foi a recompensa por uma preparação que incluiu a elaboração de pelo menos um texto por semana, a respeito de temas diversos. Agora, Letícia aguarda o resultado do Sisu para consolidar vaga em medicina, na UFPE ou na UPE. “Quero fazer a diferença na vida das pessoas e tornar o mundo melhor”, resume, sobre seus planos para a vida que começa a partir da universidade.

Interessado em cálculos desde criança, Rafael Lins, 18, também do Damas, obteve 968 em matemática e aguarda o Sisu para a definição de sua vaga. “Pretendo cursar odontologia na UFPE ou UPE e, depois, fazer mestrado na área”, planeja o estudante, que precisou “abdicar de muitas coisas ao longo do ano”, e fez questão, em meio à comemoração pelo bom desempenho, de agradecer à família e ao colégio pelo apoio.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL