Diario de Pernambuco
Busca

Afogamento

Família de adolescente desaparecido no Rio Beberibe reclama de falsas notícias na internet sobre sua localização

Segundo os parentes de Arthur, pessoas postaram falsas noticias garantido que o garoto foi encontrado vivo e estaria no hospital

Publicado em: 21/01/2018 15:14 | Atualizado em: 21/01/2018 18:47

Maré baixa e a pouca visibilidade provocada pelo acúmulo de sujeira e dejetos de esgoto dificultam buscas. Foto: Rafael Martins/DP

O Corpo de Bombeiros suspendeu, por volta das 12h30 deste domingo, as buscas pelo estudante Arthur Vinício França de Oliveira, 14 anos, que desapareceu na última sexta-feira ao brincar com amigos e se afogar no Rio Beberibe, em Cajueiro, nas proximidades da comunidade Beira Rio. As buscas foram iniciadas no mesmo dia e se estenderam durante todo o sábado. Neste domingo, o serviço de resgate foi realizado pela manhã na foz do rio, no Recife Antigo, em frente ao 16º Batalhão da Polícia Militar. O trabalho estava previsto para continuar à tarde, mas foi suspenso. Segundo os bombeiros, a maré baixa e a pouca visibilidade, provocada pelo acúmulo de sujeira e dos dejetos de esgoto, impediram a continuidade do trabalho. A busca será retomada nesta segunda-feira, a partir das 8h.

Pela manhã, familiares de Arthur aguardavam ansiosos por notícias e lamentaram as falsas notícias (as fake news) que circularam na internet garantindo  que o adolescente tinha sido encontrado com vida e estaria no Hospital da Restauração. Em outro post, segundo os parentes, foi publicado que o estudante tinha sido encaminhado para um hospital de Olinda. "A gente se dividiu e um grupo foi para Olinda e outro para Restauração, mas a informação não era verdadeira", criticou a tia de Arthur, Jaqueline Martins de Oliveira, 36 anos.

A tia cuidava do garoto junto com a avó, Luzitana Maria de Santana, 74 anos, que está em estado de choque e a base de remédios, segundo os parentes. Jaqueline  se queixou para a reportagem sobre a falta de opção de lazer na comunidade por parte da Prefeitura do Recife, que segundo ela, evitaria que crianças e adolescentes utilizassem o rio como um arriscado espaço de recreação. A prefeitura rebateu as críticas, enfatizando que a cidade possui 73 parques, praças e áreas verdes. "O entorno onde aconteceu o acidente conta com as praças: Semente do Amanhecer, Rádio Capibaribe, Fundão, Capiba e Camilo Simões , sendo essas duas últimas inauguradas no último ano", explicou a PCR.
Jaqueline, tia de Arthur reclamou da suposta falta de empenho da Emlurb na limpeza do local para as buscas. Foto: Rafael Martins/DP

Jaqueline também reclamou da suposta falta de empenho da (Empresa de Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) para ajudar na limpeza do local e facilitar as buscas. De acordo com ela, os funcionários da Emlurb foram ao local do acidente no sábado, mas não fizeram nada, alegando que havia muito lixo no local. 

A assessoria da Prefeitura do Recife confirmou que uma equipe da Emlurb foi deslocada para auxiliar na limpeza da margem do rio onde ocorreu o acidente, mas contestou a denúncia de que nada foi feito. “O serviço foi realizado, sendo verificada a necessidade de ferramentas adequadas para apoiar os trabalhos que continuam na segunda (22)”, informou a PCR.

Afogamento 
O acidente com Arthur aconteceu por volta das 13h da última sexta-feira. Segundo os familiares, o adolescente costumava brincar no rio junto com outros garotos da comunidade. O estudante Cauã Cosme da Silva, 15 anos, contou como tudo aconteceu. Ele explicou que quase dez adolescentes estavam tomando banho no rio e que Arthur pulou no meio deles dizendo que atravessaria para o outro lado, mas não conseguiu terminar o percurso. “Ele tentou atravessar, mas a correnteza estava forte. Ele subiu um vez, desceu e não voltou mais”, explicou.

De acordo com o garoto, ao saber do agamento, um vizinho (nome não revelado) e um irmão de Arthur, Rafael França, 18 anos, pularam no rio para resgatar o garoto, mas não localizaram. Arthur estuda na estadual São Judas Tadeu e cursava o sétimo ano. Era o mais novo de quatro filhos. Sua mãe, segundo os parentes, está a base de remédios. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL