Secretaria

Estagiários da rede estadual de saúde protestam contra atraso de bolsa

De acordo com os estudantes o último salário entregue foi o do mês de outubro

Publicado em: 09/01/2018 11:40 | Atualizado em: 09/01/2018 11:51

Foto: WhatsApp/Cortesia (Foto: WhatsApp/Cortesia)
Foto: WhatsApp/Cortesia (Foto: WhatsApp/Cortesia)


Um dia após a paralisação dos médicos da rede municipal de saúde do Recife, estagiários da rede estadual iniciam novas manifestações na própria sede da Secretaria Estadual de Saúde, no bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife. 

A denúncia feita pelos estudantes que atuam na área de Vigilância Epidemiológica foi feita ainda na tarde dessa segunda-feira (8), pelas redes sociais. De acordo com os jovens, os pagamentos deveriam ser feitos até o dia 10 do mês, mas a última bolsa recebida foi referente ao mês de outubro. Através de nota oficial, o órgão adiantou que fará o repasse ao Instituto Euvaldo Lodi (IEL), responsável pelos contratos, ainda nesta semana.

"Mandaram um ofício dizendo que pagariam tudo em dezembro, mas chegou o final do ano, o Natal, o ano novo e até agora nada. Estamos indignados. O descaso é enorme, sequer deram justificativa", denunciou uma estudante de enfermagem que preferiu não se identificar. Desde ontem, o aviso já vinha sendo feito, quando, na manhã dessa terça-feira os estudantes resolveram fazer um protesto surpresa na sede da secretaria.

Foto: WhatsApp/Cortesia (Foto: WhatsApp/Cortesia)
Foto: WhatsApp/Cortesia (Foto: WhatsApp/Cortesia)


Resposta

No dia 4 de dezembro, a Secretaria Estadual de Saúde chegou a encaminhar um ofício no qual esclarecia que o atraso era por conta de uma liberação de empenho. Procurada pela equipe de reportagem, a SES adiantou, através de nota oficial, que fará os repasses de pagamento ainda nesta semana.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA

A Secretaria Estadual de Saúde informa que, ainda nesta semana, fará o pagamento das bolsas referentes aos meses de novembro e dezembro de 2017 para o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que fica responsável por repassar aos estagiários.


Denúncia dos médicos municipais

Em atividade desenvolvida nesta segunda-feira (8), no Parque Treze de Maio, no bairro da Boa Vista, durante mobilização da categoria médica, profissionais da rede municipal de saúde denunciaram falta de estrutura nas unidades de saúde, além de postos fechados devido ao descaso, a falta de medicamentos médicos, e a insegurança. Segundo a médica Lilian Parra trabalha na Unidade Básica Tradicional (UBT) do Prado, alguns postos estão há meses sem equipamentos, luvas e fraldas. “O paciente chega com a ferida para realizarmos o procedimento e não podemos fazer nada porque somos capazes de abrir o curativo, mas não temos os materiais para fechar. Não podemos deixar ele voltar para casa vulnerável a uma doença ainda maior”, justifica.

A paralisação da categoria teve início nessa segunda-feira (8) e seguirá até esta sexta-feira (12). em todo o Recife. A rede emergencial e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) continuam funcionando normalmente. A Secretaria de Saúde do Recife rebateu informando que a maioria dos serviços da rede estão funcionando normalmente.


(Com informações de Isabela Veríssimo e Adaíra Sene)

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL