Diario de Pernambuco
Busca

MEC

Enem deste ano já tem data marcada e será em dois domingos

A aplicação da prova seguirá o mesmo modelo adotado ano passado, com dois domingos consecutivos, e acontecerá nos dias 4 e 11 de novembro

Publicado em: 19/01/2018 09:41

O Enem 2018 já tem data para acontecer. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a aplicação da prova seguirá o mesmo modelo adotado pela primeira vez em 2017, ou seja, em dois domingos consecutivos. Neste ano, as avaliações serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro. Em 21 de março, o MEC deve divulgar o edital do exame, que completa 20 anos em 2018. A solicitação de isenção de pagamento da taxa e entrega de justificativa de ausência no Enem 2017 deverá ser feita de 2 a 11 de abril. Já o período de inscrições do Enem 2018 será de 7 a 18 de maio.

Os participantes que tiveram direito à isenção de taxa, mas que faltaram o Enem 2017 deverão justificar a ausência para garantir a manutenção da gratuidade. A solicitação de dispensa deixará de ser feita durante a inscrição, passando a ser realizada com antecedência. No Enem 2017, 35,75% dos isentos não compareceram às provas. “A falta dos isentos gera custos aos cofres públicos, pois as provas foram impressas e há gastos com espaço, fiscais, entre outros”, afirmou o ministro Mendonça Filho. Caso não entregue a justificativa de ausência, o candidato deverá pagar uma taxa de R$ 82 para fazer o Enem 2018.

A alteração no esquema de datas das provas – que até 2016 eram aplicadas em um sábado e um domingo do mesmo fim de semana – foi tomada após consulta pública sobre em janeiro do ano passado. Uma das principais consequências da realização do exame aos domingos foi atender uma antiga reclamação dos candidatos sabatistas, que por causa da religião só podem estudar ou trabalhar aos sábados depois do pôr-do-sol.

 A reporter viajou a convite do MEC
TAGS: ensino | mec | domingos | pernambuco | enem |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL