Local

Diario urbano: Queda de braço

Publicado em: 16/01/2018 07:36

A reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano, remarcada ontem para a próxima sexta-feira, será de ânimos acirrados. Em jogo, o reajuste das tarifas de ônibus, com um aumento médio de cerca de 11% e a eleição de conselheiros que, por lei, aprovam ou não o percentual. As peças da queda de braço apareceram em notas oficiais, uma da Secretaria das Cidades e outra da Rede de Articulação pela Mobilidade. Enquanto a secretaria fala na posse de novos conselheiros, caso haja necessidade de reposição, a rede alega que uma eleição às pressas de representantes da sociedade civil seria ilegal, pois exige conferência com tal propósito. São estes representantes os de mandatos expirados. O debate como se desenha envolve argumentos econômico, o de um reajuste acima da inflação, e político, o do jogo de forças entre representantes dos movimentos sociais, das empresas e do estado, todos com  assentos no conselho, podendo, no entanto, ser decidido por detalhes jurídicos. E os ânimos atingiram um estágio que dificilmente a peleja terminará na reunião. Cairá provavelmente nas mãos da Justiça.
 
Furto de peças
Nem as carcaças dos antigos geradores do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, escapam dos ladrões. Basta o movimento diminuir no parque que os espertos entram em ação. Em breve, nada terá o que ser recolhido ao ferro velho pela prefeitura.

Patrimônio recifense
Polêmica à parte, se devem ou não se modernizar, as quadrilhas juninas se tornaram um patrimônio artístico e cultural do Recife. E a Lei Municipal Nº 18.461, em vigor desde a última sexta-feira, apenas reconheceu o esforço e a dinâmica desses grupos.

Atrás de apoio
A pergunta que ficou, quanto à Lei Municipal Nº 18.461, é de que forma o título de patrimônio artístico e cultural ajudará na preservação das quadrilhas juninas. Os grupos mendigam apoio público e privado, ano após ano, para colocar o São João na rua.

Tempo perdido
Desde o início do ano, dizem usuários do Detran-PE, a cantiga é uma só. Chegam aos postos de atendimento e ouvem que o sistema eletrônico está fora do ar. Tem gente com três agendamentos perdidos, correndo o risco de perder a validade da vistoria do carro.

Horas de espera
A vida não foi fácil ontem para os usuários do Detran-PE nos postos dos shoppings Tacaruna e Plaza. Neste, as 18 cadeiras de espera, por um sistema eletrônico sem dar sinal de vida, foram poucas durante o dia. Sufoco por serviços de taxas salgadas.

Suspensório do padre
Quem conviveu com padre Edwaldo Gomes reconhece a característica do ex-pároco de Casa Forte, falecido em julho de 2017, no nome do bloco carnavalesco que o homenageia: O suspensório é nosso! A peça era obrigatória no vestuário do sacerdote.

Frevo e feijoada
A prévia de O suspensório é nosso! está marcada para o próximo sábado, às 9h, na Praça de Casa Forte. Serão quatro horas de folia, com orquestra de frevo, e feijoada. Os kits, adultos e infantis, estão à venda na secretaria da paróquia, de telefone 3268-0647.

Cartões liberados
Após conversas mediadas pelo Ministério Público o Grande Recife aceitou reativar os cartões Vem Livre Acesso para mães de crianças e adolescentes com deficiência atendidas no Cervac, no Morro da Conceição. Os cartões foram suspensos por uso indevido.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL