Diario de Pernambuco
Busca

Local

Diario urbano: Portões de Capiba

Publicado em: 24/01/2018 07:11

A casa de Capiba, na Rua Barão de Itamaracá, no Espinheiro. Foto: Facebook/Reprodução

Na história do desapego à preservação do patrimônio, o arrombamento da casa onde residiu Lourenço da Fonseca Barbosa, o Capiba, no Espinheiro, é um capítulo a mais. Infelizmente. Furtaram os portões da antiga residência do compositor pernambucano na madrugada de ontem. O histórico da cidade mostra que de imóveis antigos e sem moradores, em Afogados, em Areias, na Boa Vista, em São José e no Bairro do Recife, por exemplo, ladrões levaram não só portões. Arrancaram portas, janelas, fiações caibros e ripas. Eles veem nesses produtos a possibilidade de conseguirem uns reais, com a venda, ou obter algo para suas moradias. Valores arquitetônicos e culturais dos imóveis ficam relegados a planos inferiores. Contribui para isso o baixo entendimento da população do que tais lugares representam. Conta também, em alguns casos, a pobreza material de quem furta e a inexistência de um sistema de segurança patrimonial. Muitos dos casarões ficam entregues à própria sorte. Sem vigilância, sujeito aos interesses dos ladrões. Foi o ocorrido com a casa de Capiba, na Rua Barão de Itamaracá. Apesar da desapropriação pelo estado, no ano passado, estava sem olhos físicos e eletrônicos a vigiá-la.
 
Parada do lixo 
O jogo dos erros se aplica à parada de ônibus da Rua Gomes Coutinho, na Tamarineira. Acúmulo de sacos de lixo, garrafas plásticas e peças de metal jogadas junto ao meio-fio e matagal, com meio metro de altura, são problemas corriqueiros.

Fértil para capim
Mesmo driblando os sacos de lixo e o matagal, comuns na parada da Rua Gomes Coutinho, na Tamarineira, os usuários de ônibus dificilmente se livram da buraqueira da calçada, onde o capim e ervas daninhas se misturam ao lixo e a folhas secas.

Pilha de gelo
Ao colocar gelos-baianos uns sobre os outros, na Rua Dona Maria César, no Bairro do Recife, a prefeitura pensou em ocupar o mínimo de espaço. Desconsiderou que fechada a calçada e, como ontem, empurrava os pedestres para o meio da rua.

Era um riacho
Diante das toneladas de lixo retiradas do Lava-Tripas, em Olinda, fica difícil acreditar que o canal foi um riacho limpo no século 19. Equipes da prefeitura já retiraram pneus, cadeiras e sofás do afluente do Rio Capibaribe, com nascente na Mata da Mirueira.

Regra desrespeitada
Nos engarrafamentos, conforme se viu ontem na antiga BR-101, em Jardim Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, motoristas riscam as regras do trânsito. Avançavam pelo acostamento, assustando pedestres e ciclistas. Multas seriam bem aplicadas.

Sem carnaval
Uma dezena de cidades no estado, no mínimo, se depender de atrasos nos pagamentos de salários, não investirá no carnaval deste ano. Recomendações dos ministérios públicos incluem Custódia, Quipapá, Frei Miguelinho e São Lourenço da Mata.

Exame gratuito
Testes para detecção de hanseníase podem ser feitos gratuitamente hoje no Pátio da Basílica do Carmo, no Bairro de Santo Antônio. A campanha, resultado de uma parceria das secretárias de saúde do estado e do Recife, será das 9h às 15h.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL