Diario de Pernambuco
Busca

Meio ambiente

Após incidente com tubarão, população terá aulas sobre educação ambiental

Medida foi tomada após turista baiano ser mordido por um tubarão na última sexta-feira

Publicado em: 13/01/2018 13:59 | Atualizado em: 13/01/2018 14:56

Foto: Administração de Noronha/Divulgação

Turistas e moradores de Fernando de Noronha terão aulas de educação ambiental sobre os hábitos dos animais marinhos, especialmente dos tubarões. A medida foi tomada neste sábado pelo administrador Geral de Fernando de Noronha, Plínio Pimentel, juntamente com o pesquisador Léo Veras e o secretário executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos André Cavalcanti, durante uma visita à praia da Conceição, onde um surfista baiano foi mordido por um tubarão na última sexta-feira.

Para o administrador da ilha, é preciso que as pessoas conheçam os limites entre as pessoas e animais diminuindo assim incidentes como o ocorrido quando um surfista se feriu ao fazer uma manobra e cair sobre um tubarão. “Vamos desenvolver ações para que estas informações sejam disseminadas para os frequentadores das praias do arquipélago “, disse Pimentel.

O especialistas em tubarões Leonardo Veras afirmou que esta foi uma ocorrência normal no que se refere a interação de humanos em um ambiente selvagem como o oceano. “As pessoas devem ser informadas sobre os horários impróprios para banho, que é no início da manhã e final da tarde. E no caso de Noronha, não mergulhar próximo a cardumes de sardinha. Ontem  tinha muitas sardinhas e tubarões. Hoje a situação é outra. Menos sardinhas e com isso sem tubarões”, afirmou.

De acordo com o secretário executivo da Secteraria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos André Cavalcanti, a ilha terá mais investimentos na  educação ambiental. “ Vamos fazer estudos para a colocação de placas e distribuição de informativos antes do desembarque de turistas para que eles saibam que Noronha é um destino quase intacto e que aqui os animais estão  dentro do seu habitat”, afirmou.

Entenda o caso

Um turista baiano sofreu um incidente com tubarão em Fernando de Noronha, nessa sexta-feira, enquanto surfava na Praia da Conceição no final da tarde. O jovem, que tem 20 anos, caiu da prancha e foi mordido por um tubarão. De acordo com o engenheiro de pesca e pesquisador de tubarão Léo Veras, não houve um ataque. "O rapaz caiu em cima do animal. O tubarão prendeu o braço e cuspiu. O ferimento é leve e não houve perda muscular", esclareceu ao blog Viver Noronha. 

Segundo o Hospital São Lucas, unidade de saúde da ilha, o turista teve cortes superficiais no antebraço esquerdo e levou 15 pontos. O estado de saúde foi considerado bom e, por isso, ele já recebeu alta médica. O rapaz deu entrada no hospital por volta de 17h45.
TAGS: tubarão | noronha |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL