Diario de Pernambuco
Busca
Seleção Redação agrada feras no segundo dia do vestibular da Unicap Os gabaritos estão sendo disponibilizados todos os dias a partir das 15h. O listão com os aprovados deve ser liberado até o dia 22 de dezembro

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 17/12/2017 12:59 Atualizado em: 17/12/2017 15:15

[FOTO1]O vestibular para o período 2018.1 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), realizado neste fim de semana, contou com 4.050 inscritos para 3.130 vagas, divididas entre 32 cursos de graduação. O primeiro dia de provas contemplou os cursos das ciências humanas e exatas. A abstenção do sábado ficou em 6,2%. Neste domingo (16), a prova foi para os cursos de saúde: medicina, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, enfermagem e ciências biológicas. Medicina, inclusive, foi o curso que apresentou maior concorrência este ano com uma média de 40 candidatos para cada vaga disputada. A abstenção do segundo dia foi mais alta que a do sábado, com 10,11% de faltosos do total de inscritos. Os gabaritos estão sendo disponibilizados todos os dias a partir das 15h no http://vestibular.unicap.br/. O listão com os aprovados deve ser liberado até o dia 22 de dezembro.

A maior surpresa para os alunos no primeiro dia foi o tema da redação que tratou sobre o conceito de Pátria, a partir de uma frase, a respeito da pátria, dita pelo personagem Abelardo Leiva, no romance "Recordações do escrivão Isaías Caminha", de Lima Barreto. No segundo dia, o tema agradou mais estudantes com o Juramento de Hipócrates como pano de fundo para o debate sobre a ética médica. Para o estudante Gustavo Bernardini, de 18 anos, que tenta uma das 45 vagas do curso de medicina da Unicap, o assunto da redação deste domingo foi atual e focado na área de saúde. "Achei pertinente essa reflexão para quem vai entrar na área de saúde porque além do juramento, a prova trazia trechos de matérias sobre a falta de ética de médicos brasileiros em algumas situações então eu argumentei usando conceitos sociológicos como a força coercitiva de Durkheim, abordando que quando um grupo tem práticas corruptas, elas acabam se tornando um padrão e é difícil para quem está entrando ir contra, mas é necessário", detalha.

[FOTO2]Já para as amigas Ana Aurora, 19 anos e Mirela Muniz, 20 anos, ambas tentando uma vaga no curso de medicina, as provas de física e química, português e matemática foram as mais fáceis. "Literatura estava cansativo porque tinha muito "textão" na prova e a de história tinham muitas datas, era uma prova que exigia conhecimento muito específico, então ficou chata", afirma Ana. As amigas Lizanda Nunes, de 18 anos e Luisa Barros, de 17 anos, também concorrendo a uma vaga de medicina, concordam e ressaltam que alguns temas ficaram concentrados. "Acho que a banca deveria distribuir melhor os temas dentro das provas porque história e português não estavam contemplando coisas que a gente estuda mais no ensino médio e, ao mesmo tempo, tinham questões de assuntos que a gente nunca vê em sala de aula", ressalta Lizandra.

Neste domingo, os portões foram abertos às 07h e as provas tiveram inícios às 08h. Os alunos que optaram por usar a nota da redação do Enem 2016 tiveram até as 11h30 para concluir a prova, já os que fizeram a redação da Unicap, tiveram das 08h às 10h para devolver o texto e das 10h às 13h30 para responder às questões objetivas. Os candidatos puderam deixar o local de prova a partir das 11h. Enquanto os estudantes faziam a prova, os pais estavam acomodados na biblioteca onde poderiam tirar dúvidas sobre questões como matrículas, bolsas de estudo e intercâmbio. Além disso, foram promovidas atividades de integração intituladas Jornada Portas Abertas que conta coma participação de professores, alunos, ex-alunos, gestores e funcionários. A prática é promovida desde 2007.

Nova Chance


Os alunos que não forem aprovados, ou que não fizeram a prova do vestibular da Unicap deste fim de semana, terão uma nova oportunidade no primeiro semestre de 2018. O novo processo seletivo será feito através da nota do Enem 2017 e terá seu período de inscrição entre os dias 15 e 21 de janeiro. Os cursos disponíveis serão divulgados mais próximos ao período de inscrições.

Já em fevereiro, dos dias 1 a 4, a Unicap realiza uma seleção para ofertar bolsas de incentivo aos candidatos interessados nos cursos de licenciatura como forma de comemoração dos 75 anos da universidade. O “Vestibular Social Pró-Licenciaturas” promove bolsas de 50%. Para concorrer, o candidato precisa atender aos seguintes critérios: ser a primeira graduação; ter cursado o ensino médio em escola particular pública ou particular como bolsista integral; e ter renda per capita do grupo familiar de até três salários mínimos. Mais informações pelo fone  2119-4143 ou pelo email coave@unicap.br.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL