Diario de Pernambuco
Busca
ENSINO Pré-vestibular da UFPE abre inscrições a partir de segunda Este ano, além das cotas para travestis e transexuais, o projeto também oferece parte das vagas para professores e monitores para o público T

Publicado em: 15/12/2017 20:52 Atualizado em:

A partir da próxima segunda-feira, os interessados em se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares do próximo ano podem se inscrever para participar do pré-acadêmico Vestibular Solidário (VS), um projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e ao Centro de Educação (CE), onde acontecem as aulas.

As inscrições devem ser feitas até o dia 26 de janeiro pelo site do Vestibular Solidário, mas o edital de seleção já pode ser consultado no Facebook do projeto. Estão aptos a ingressar no curso exclusivamente alunos terceiranistas e/ou egressos (independentemente do tempo) oriundos da rede pública de ensino e/ou bolsistas integrais da rede privada mediante comprovação (declaração escolar).

Também estão abertas, até o dia 7 de janeiro, as inscrições para monitores. Podem participar estudantes a partir do 2° período para os cargos de monitores e equipe de comunicação; a partir do 3° período para os cargos de professores; e a partir do 4° período para a equipe psicopedagógica (EP), além de qualquer pessoa que já tenha concluído a graduação e/ou esteja na pós-graduação.

Este ano, além das cotas para travestis e transexuais, que direcionam 10% das vagas para alunos deste público, o projeto também oferece parte das vagas do edital de voluntariado VS 2018 para o público T, dentre as vagas para professores e monitores, em um processo de valorização dessas identidades. O projeto vai além da aprovação no vestibular, mas objetiva uma formação integral.

PROJETO
O VS surgiu em 2001 com o objetivo de possibilitar a democratização do ensino superior público por meio de uma intensa preparação para os vestibulares e Enem e já obteve diversas conquistas. Grande parte dos que passaram pelo projeto já ingressaram no ensino superior, nos mais variados cursos, e puderam enxergar no VS a possibilidade de ver seus sonhos se concretizarem.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL