Diario de Pernambuco
Busca
ENERGIA Em um dia de fiscalização, 80 quilos de fios de telefonia irregulares são recolhidos da rede elétrica Ao longo do ano, já foram quase 10 toneladas retiradas

Publicado em: 12/12/2017 21:36 Atualizado em:

Inspeção é contra a instalação indiscriminada de cabos de telecomunicação em postes da rede elétrica. Foto: Celpe/Divulgação (Inspeção é contra a instalação indiscriminada de cabos de telecomunicação em postes da rede elétrica. Foto: Celpe/Divulgação)
Inspeção é contra a instalação indiscriminada de cabos de telecomunicação em postes da rede elétrica. Foto: Celpe/Divulgação


Nesta terça-feira, através de uma parceria entre o Procon e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), foi feita uma fiscalização contra a instalação indiscriminada de cabos de telecomunicação em postes da rede elétrica nos bairros do Paissandu e Ilha do Leite, no Recife. A ação aconteceu na Rua Lins Petit e na Avenida Frei Matia Teves e teve como foco observar o cumprimento, por determinação extrajudicial, dos padrões técnicos de instalação de fios de telecomunicação por parte das empresas de telefonia. Ao longo de 2017, as ações de ordenamento removeram quase 10 toneladas de cabos irregulares. Especificamente, nesta terça-feira, foram recolhidos 80 quilos de 27 postes.

Instalados de forma indiscriminada, os cabos telefônicos podem representar um risco para a população, causando, muitas vezes, acidentes. A Celpe realiza, periodicamente, a fiscalização dos postes com o objetivo de certificar se as empresas de telecomunicações estão instalando corretamente os equipamentos. Ao identificar irregularidades, a distribuidora notifica as operadoras para que realizem a adequação dos cabos. Caso a empresa de telecomunicação não realize o correto alinhamento dos cabos, a Celpe faz a remoção.

No caso da Rua Lins Petit e da Avenida Frei Matia Teves, que contam com grandes hospitais e clínicas médicas, as empresas de telefonia foram notificadas e não realizaram a readequação dos cabos instalados nos postes da localidade. O Procon realizou a fiscalização junto com a Celpe, como forma de atestar o incorreto alinhamento e realizar nova notificação às empresas responsáveis.

OUTRAS FISCALIZAÇÕES
Desde que ação foi intensificada, em 2015, a Celpe já removeu aproximadamente 20 toneladas de fios instalados irregularmente ou de forma clandestina em postes da concessionária. As operações abrangem municípios do Grande Recife e já percorreu 70 quilômetros de linhas de transmissão, identificando irregularidades em 1.400 postes. Pelo menos 12 operadoras de telefonia foram identificadas utilizando ilegalmente as estruturas.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL