Diario de Pernambuco
Busca
Em Foco Seu Jaime Ferreira e o sonho de cursar filosofia Aos 81 anos, aposentado está fazendo Enem para iniciar graduação. Ele conta com o apoio da família

Por: Wagner Oliveira - Diario de Pernambuco

Publicado em: 10/11/2017 07:05 Atualizado em:

Foto: Ricardo Fernandes/Especial DP
Foto: Ricardo Fernandes/Especial DP
O aposentado Jaime Ferreira Braz pretende sair cedo de casa neste domingo, assim como fez no último dia 5. Aos 81 anos, ele enfrentará o segundo dia da maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa é a segunda vez que seu Jaime tenta entrar em uma universidade. Amante da língua portuguesa, o aposentado tem ainda outra paixão, a filosofia. Caso seja aprovado no Enem, quer fazer o curso superior nessa última área. Na faculdade onde fez as provas no domingo passado, no bairro da Imbiribeira, o candidato chamou a atenção das pessoas pela sua disposição e pelo bom humor. Ele chegou ao local de prova acompanhado da esposa, Deusa Hermínia de Moura Braz, 71, e do filho Jaide de Moura Ferreira Braz, 49, que o esperaram até o final da tarde.
 
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), um total de 647 pessoas com 60 anos ou mais fizeram a inscrição para o Enem 2017 em Pernambuco. Seu Jaime é um deles. Pontual em tudo que faz, o aposentado diz que vai repetir o feito do primeiro dia de provas. “No domingo passado, fui o primeiro a entrar na sala e sentei logo na primeira fila. Cheguei às 10h30. Quero fazer a mesma coisa nesse segundo dia de provas. Gosto de chegar cedo em todo canto. Nunca me atrasei para nada na minha vida”, garante o aposentado. Enquanto muitos jovens estão abandonando a escola, seu Jaime nos traz uma lição de vida. Nunca desistir dos nossos sonhos. Depois de se aposentar da Marinha do Brasil, onde trabalhou como especialista em armamentos, ele passou a ler mais.
 
Pai de dois filhos e avô de cinco netos, o aposentado conta que adorou o tema da redação do Enem (Desafios para a formação educacional de surdos). “No geral, as provas foram boas. A redação, para mim, foi a melhor coisa. Escrevi 27 linhas. Achei o tema bom. E como costumo sempre estudar filosofia e a língua portuguesa, fiquei muito à vontade para escrever a redação”, destaca o candidato, que tem o apoio da família para seguir estudando. No ano de 2010, seu Jaime fez o Enem para cursar licenciatura em língua portuguesa à distância na Universidade Federal de Pernambuco e foi classificado. Acabou sem poder ingressar no curso superior, pois estava sem a sua ficha 19 (documento que atesta a conclusão do antigo segundo grau). “Perdi muitos documentos numa enchente que passamos no Rio de Janeiro”, lembra.
 
Por esse motivo, além de enfrentar o Enem, o aposentado fará, no próximo dia 19, as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Vai fazer a prova junto com o neto Gabriel, 19. Se aprovado, poderá também realizar o sonho de entrar para a universidade. “Meu pai gosta muito de ler. Quando fez o Enem em 2010 optou por língua portuguesa. Este ano ele mudou para filosofia. Aqui em casa temos uma pilha de mais de um metro de altura com edições do Diario de Pernambuco. Ele gosta muito de ler e também escreve para o jornalzinho da igreja que frequentamos. Às vezes, ele chega a brigar pelo espaço no jornal”, revela o filho Jaide Braz, que atualmente faz pós-graduação em administração. O filho diz que seu Jaime deverá fazer o curso à distância, caso consiga a aprovação no Enem. “O que eu quero é estudar filosofia. É uma ciência muito importante. A filosofia está em todos os livros, inclusive na Bíblia”, diz seu Jaime.
 
Preparando-se em casa para encarar o Enem, o aposentado diz que não gosta de estudar matemática. Neste domingo, os candidatos responderão às provas de matemática e ciências da natureza. Para isso, terão um prazo de quatro horas e meia. “Vou fazer a prova confiante, embora não goste muito de estudar matemática”, revela. A esposa e o filho, novamente, estarão ao lado de seu Jaime. “Meu pai tem muita força de vontade e todos nós damos muito apoio”, completa Jaide. Sabemos que chegar à disputa por uma vaga no ensino superior é privilégio de uma minoria no Brasil. Com isso, desejamos que seu Jaime consiga, enfim, realizar seu sonho. Do lado de cá, estamos na torcida. Em Pernambuco, 371.622 candidatos fizeram a inscrição no Enem. Para a primeira etapa, no entanto, compareceram aos locais de provas 264.966 deles.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL