Diario de Pernambuco
Busca
Cerveja Festival de cerveja artesanal no Recife conta com atrações musicais e circenses O Festival Recife Cerveja, Som e Arte acontece na área externa do Parque de Santana, Zona Norte da cidade

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 11/11/2017 19:44 Atualizado em: 11/11/2017 19:51

Festival Recife Cerveja, Som e Arte está sendo realizado no Parque Santana. Foto: Thalyta Tavares/Esp.DP
Festival Recife Cerveja, Som e Arte está sendo realizado no Parque Santana. Foto: Thalyta Tavares/Esp.DP

As temperaturas elevadas e o espírito festivo de Pernambuco tornou o estado um dos principais produtores de cerveja artesanal do país, com marcas e estabelecimentos ganhando espaço no mercado. Essa tendência resultou na criação do Festival Recife Cerveja, Som e Arte, que acontece neste sábado (11) e domingo (12), das 16h às 22h, com entrada gratuita na área externa do Parque de Santana, localizado na Zona Norte da cidade. Na primeira edição do evento, oito cervejarias locais irão vender 30 tipos diferentes da bebida artesanal em meio a apresentações musicais e circenses.

Babylon, Capunga, Debron, Duvália, Ekaut, Estrada, Manguezal e Seispunhos serão as marcas participantes do festival. O preço médio dos copos de cerveja varia entre R$ 8 e R$ 12. O sabor Pilsen é o mais popular, mas existem opções mais específicas, com adição de chocolate, frutas, mel de engenho, entre outros. O público também pode consumir comidas no parque de foodtrucks com petiscos, hambúrgueres e cachorros-quentes. No sábado, a música ficou por conta de bandas como Os Caetanos, Viruz (com participação especial de Isabela de Holanda), Cavaco Folk Man e DJ Camarones, enquanto Escola Pernambucana de Circo contempla o evento com atrações de malabarismo e acrobacias.

Filipe Magalhães é presidente da Associação Pernambucana das Cervejarias Artesanais. Foto: Thalyta Tavares/Esp.DP
Filipe Magalhães é presidente da Associação Pernambucana das Cervejarias Artesanais. Foto: Thalyta Tavares/Esp.DP


De acordo com Filipe Magalhães, presidente da Associação Pernambucana das Cervejarias Artesanais (Apercerva), o maior diferencial da cerveja artesanal é sua qualidade. "Desde o malte, lúpulo, levedura até a tampinha, pensamos no melhor. Nossa ideia é que as cervejas artesanais sejam uma experiência", conta o jovem de 29 anos. Criada há menos de uma semana, a Aperceva procura unir o mercado da bebida no estado e, para promover o evento, contou com o apoio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife.

"Como existem pessoas estudando se vale a pena entrar neste mercado, o festival é mais uma oportunidade para que elas possam investir nisso", explica Eurico Freire, Secretário Executivo de Lazer e Eventos da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. Ele também enxerga no evento uma oportunidade para utilizar do Parque Santana, um espaço público do Recife: "Muitas pessoas podem conhecer o parque através do evento e sentir a vontade de voltar".

O local também foi ressaltado pela pedagoga e empresária Bete Nóbrega, 57: "Já frequentei outros eventos desse tipo e gostei mais desse por ser em um parque. A programação musical também está ótima, trazendo músicas da cultura pernambucana". Sua esposa, a psicóloga Sandra Cavalcanti, também de 57 anos, resolveu conhecer o evento por apreciar a variedade das bebidas: "Quando tomo as cervejas tradicionais, acho todas muito parecidas. Já as artesanais possuem sabores mais acentuados, são como descobertas. Eu particularmente prefiro aquelas que acentuam o lúpulo"

Sandra Cavalcanti e Bete Nóbrega costumam frequentar eventos de cerveja artesanal pela variedade de opções. Foto: Thalyta Tavares/Esp.DP
Sandra Cavalcanti e Bete Nóbrega costumam frequentar eventos de cerveja artesanal pela variedade de opções. Foto: Thalyta Tavares/Esp.DP


O Festival Recife Cerveja, Som e Arte continua neste domingo, com atrações como Banda Dejanira, Dj BoiKot, Viruz (com participação de Zé Brown), Rubico e um concerto da Orquestra de Frevo Michael Douglas.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL