Arte-educação Estudantes da rede municipal pintam vaca do CowParade Obras produzidas pelos alunos irão se unir às 54 peças já espalhadas por vias públicas no Recife

Por: Thamires Oliveira

Publicado em: 08/11/2017 14:14 Atualizado em: 08/11/2017 15:43

Estudantes da rede municipal pintam vaca do CowParade. Foto: Divulgação/ PCR
Estudantes da rede municipal pintam vaca do CowParade. Foto: Divulgação/ PCR

O maior evento de arte a céu aberto do mundo, o CowParade, entrou nas escolas municipais do Recife, com o foco na democratização da arte e na inclusão cultural. Durante a manhã desta quarta-feira, alunos da Escola Municipal Divino Espírito Santo, no bairro da Várzea, receberam um modelo em branco da vaca da mostra e tiveram a oportunidade de pintá-la sob a orientação da arte-educadora Flávia Costa. Outras duas escolas municipais participarão da ação e as obras produzidas pelos alunos irão se unir às 54 peças já espalhadas por vias públicas na capital pernambucana.

Cerca de 400 alunos entre 12 e 14 anos participaram do workshop cultural na escola, que tratou de temas como processo de criação, escultura, intervenções no espaço urbano e democratização da arte. "Trabalhamos vários temas entre a mostra da CowParade e assuntos que eles veem em sala de aula. É muito importante eles terem acesso à arte e à cultura e verem que elas não estão só dentro dos museus", afirmou a arte-educadora Flávia Costa.

A pintura realizada na peça foi uma criação artística dos próprios alunos e já tinha sido reproduzida por eles em sala de aula, no primeiro semestre letivo. As bromélias vermelhas e amarelas são inspiradas nas jardins criados pelo paisagista Burle Marx, trabalhados durante as aulas de arte do sétimo ano. "Nós desenvolvemos com eles em sala e fizemos uma exposição aqui na escola. Agora eles tiveram a oportunidade de tornar essa criação ainda maior", contou a arte-educadora Flávia Costa, que comemorou a ação como um importante passo de inclusão cultural. "Eles se sentiram importantes, valorizados. Ficaram felizes em saber que a criação deles vai ser exposta nas ruas para todo mundo ver. Eles estão bem ansiosos", afirmou.

Outras duas escolas receberão a ação nos próximos dias. A Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, no bairro do Pina, na próxima sexta-feira (10) e a Escola Municipal São Cristovão, no bairro de Brejo da Guabiraba, na próxima terça-feira (14). As peças criadas pelos alunos vão se unir às 54 obras já expostas pelo Recife. O local onde cada uma das novas vacas ficará ainda não foi definido. Todas as 57 peças ficarão expostas até o dia 26 deste mês, quando serão levadas para o Shopping Recife. As obras irão à leilão no dia 7 de dezembro, com um lance mínimo de R$ 6 mil cada. O dinheiro arrecadado será doado para a Casa do Amor, o Movimento Pró-Criança e o Grupo de Apoio à Criança Carente com Câncer.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL