Diario de Pernambuco
Busca
Violência Bandidos miram as Academias da Cidade Dezoito unidades foram arrombadas desde o mês passado. Prefeitura pedirá mais policiamento

Publicado em: 16/11/2017 07:55 Atualizado em: 16/11/2017 08:07

Academia da Cidade do 2º Jardim de Boa Viagem foi invadida por bandidos na madrugada de ontem. Foto: Júlio Jacobina/ DP
Academia da Cidade do 2º Jardim de Boa Viagem foi invadida por bandidos na madrugada de ontem. Foto: Júlio Jacobina/ DP

Uma unidade da Academia da Cidade localizada no 2º Jardim da Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, foi invadida por bandidos durante a madrugada de ontem. Ainda não se sabe a quantidade de ladrões que entrou no local, mas parte do vidro de uma das janelas amanheceu quebrado. Desde outubro foram registrados 18 arrombamentos em Academias da Cidade. Diante da frequência dos casos, a Prefeitura do Recife informou que vai pedir à Secretaria de Defesa Social (SDS) um reforço nas rondas da Polícia Militar e fazer o mesmo em relação à Guarda Municipal.

A sala invadida ontem guarda cerca de R$ 10 mil em equipamentos usados pelos professores e alunos na prática das atividades físicas, entre eles halteres, caixas de som e balanças elétricas. A princípio, no entanto, apenas uma extensão de energia com 30 metros teria sido levada.

A rede é formada por 42 academias espalhados pela capital. Os crimes teriam aumentado depois da retirada de seguranças das unidades durante a noite e madrugada. Por contenção de custos, vigilantes foram removidos de alguns postos, cujo número a prefeitura não soube precisar.

Professores ouvidos pelo Diario disseram que a insegurança assusta eles e os alunos. Em Boa Viagem, a estrutura onde ficam guardados os equipamentos sequer tem grades nas janelas. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, até que o reparo seja feito na janela, a unidade permanecerá com vigilância.

A Prefeitura do Recife destacou que as unidades são distribuídas em pontos estratégicos, seja porque tem câmeras, como em Boa Viagem, ou porque ficam perto de delegacias ou praças, por exemplo, para evitar depredação e roubos. Por isso, justifica, nem todas têm vigilância.

Procurada pela Diario, a Polícia Militar informou que o policiamento no bairro de Boa Viagem é realizado por Guarnições Táticas, Patrulhas do Bairro e Motopatrulheiros, além de contar com o apoio do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati), da Contrarresposta e das unidades especializadas, com a Radiopatrulha, Rondas Ostensivas com apoio de Motocicletas (Rocam) e BPTran.

PRISÕES
Na última segunda-feira, comerciantes fizeram um protesto contra os frequentes arrombamentos em quisosques. Teriam ocorrido oito nas últimas semanas, segundo os manifestantes. Como forma de crítica, eles colocaram lonas pretas em toda a praia. Na madrugada do dia 12, a Polícia Civil apreendeu dois adolescentes suspeitos de roubar os pontos. Outros dois homens também foram encaminhados na ocasião para a Delegacia de Boa Viagem.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL