Diario de Pernambuco
Busca
Visita Alunos de escola municipal de Rio Doce aprendem sobre jornalismo Crianças do 5° ano tiraram dúvidas sobre a produção do impresso e do site

Publicado em: 17/11/2017 18:21 Atualizado em: 17/11/2017 18:31

A repórter Alice de Souza concedeu uma entrevista coletiva para as crianças tirarem suas dúvidas sobre jornalismo. Foto: Nando Chiappetta/DP (A repórter Alice de Souza concedeu uma entrevista coletiva para as crianças tirarem suas dúvidas sobre jornalismo. Foto: Nando Chiappetta/DP)
A repórter Alice de Souza concedeu uma entrevista coletiva para as crianças tirarem suas dúvidas sobre jornalismo. Foto: Nando Chiappetta/DP


Vinte estudantes da Escola Municipal Ebenezer Gueiros, em Rio Doce, Olinda, visitaram a redação do Diario de Pernambuco, do Grupo R2, na Avenida Marquês de Olinda, no Recife Antigo, para desvendar como é produzido o jornal mais antigo em circulação na América Latina. O grupo cursa o 5ª ano do Ensino Fundamental e está preparando um jornalzinho dentro da unidade de ensino. A visita ao Diario será uma das matérias produzidas para a segunda edição do jornal escolar.

A repórter de Local Alice de Souza foi convidada a conceder uma entrevista coletiva para as crianças tirarem suas dúvidas sobre jornalismo. As perguntas surpreenderam. “Qual a página mais importante do jornal?”, questionou Víctor Rodrigues, 11. Abraão Souza, 10, perguntou se escrever muito não machuca a mão. Já Camile Araújo, 11, questionou se a internet não atrapalhou a produção do jornal impresso. “Precisa ter formação acadêmica para ser jornalista?”, perguntou Samara de Souza, 11. Os estudantes assumiram o papel de jornalistas e usaram até os próprios celulares como gravador para fazerem a entrevista com Alice de Souza.

O jornalista Rodolfo Bourbon, editor do jornal AquiPe, também do grupo R2, tirou dúvidas dos estudantes e explicou o passo a passo para produzir o tablóide. Ele contou que o jornal, além de ter um preço mais acessível, também é menor e por isso mais rápido de ler. Editor do site do Diario, o jornalista Diogo Carvalho mostrou os números do jornal nas redes sociais. “Estamos em primeiro lugar em número de curtidas no Facebook nas regiões Norte e Nordeste”, disse. Os meninos e meninas ainda participaram da live do Instagram do Diario e terminaram visualizados por milhares de pessoas.

A professora Rita de Cássia Queiroz Almeida, autora do projeto do jornalzinho escolar, adorou a experiência. “Achei o depoimento de Alice fantástico. Não podemos confiar em tudo que é publicado na internet. Nem tudo que está lá é verdade”. Também participaram da visita a estagiária de psicologia Marília Melo e a assistente administrativa Audriane Maria dos Santos.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL