Diario de Pernambuco
Busca
DIA DAS CRIANÇAS Semana do Brincar com atividades programadas até sexta Nesta quarta, haverá bate papo e exposição sobre a história do videogame para as crianças e os adolescentes em situação de vulnerabilidade

Publicado em: 17/10/2017 22:52 Atualizado em:

Até a próxima sexta-feira, acontece a Semana do Brincar. A ação, desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, acontece dentro das atividades em comemoração ao Dia das Crianças. A programação abraça diferentes públicos, como as crianças e os adolescentes que estudam na rede municipal de ensino do Recife e os que são atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Apesar da Terceira Semana do Brincar se encerrar na sexta, as atividades da PCR em comemoração ao Mês das Crianças seguem até o fim do mês.

Depois do aulão de dança para as adolescentes do Case Santa Luzia, nesta terça, a PCR promoverá, na quarta, no Sport, bate papo e exposição sobre a história do videogame para as crianças e os adolescentes em situação de vulnerabilidade social que praticam atividades esportivas no Sport, através de uma parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da PCR. Já na quinta (19), os alunos da Escola Municipal do Coque é que vão participar das brincadeiras, jogos de tabuleiro, pintura no rosto e dramatização literária.

Na sexta-feira, a PCR realiza a palestra “Do brincar que cala ao brincar que fala", no Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), nas Graças. Os palestrantes João Villacorta e Alexandre Nápoles falarão da importância da interação das crianças com os pais e responsáveis durante as brincadeiras para o fortalecimento de vínculos familiares. Neste mesmo dia, a PCR realizará a ação “Brincando também se inclui”, oferecendo banho de mar assistido e atividades recreativas para crianças com deficiência na arena do projeto Praia sem Barreiras, na Praia de Boa Viagem.

EMPULSEIRAMENTO
Na manhã do sábado (21), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos vai distribuir pulseiras de identificação para as crianças que estiverem na Praia do Pina, para prevenir o desaparecimento. O objetivo da ação de empulseiramento é estimular os pais a colocarem as pulseiras com nome e telefone dos responsáveis sempre que forem com os filhos para locais de grande circulação de pessoas, para facilitar a localização dos pequenos, caso se percam. A atividade promovida pela Gerência da Criança e do Adolescente do Recife conta com o apoio da Secretaria da Defesa Social de Pernambuco (SDS) e do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA). Ações de empulseiramento como esta já foram realizadas na Praia de Boa Viagem, no carnaval, no Sítio da Trindade durante o período junino, no Parque da Jaqueira, entre outros.

SEMINÁRIO 
A programação do Mês das Crianças só se encerra no dia 31 de outubro, com o Seminário Internacional Itinerante da Primeira Infância e Cultura da Paz, no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções, em Olinda. As palestras serão ministradas por nomes de peso na área da primeira infância, como o professor Vital Didonet, que é assessor legislativo da Rede Nacional da Primeira Infância; a psicóloga e professora Jaqueline Wendland, que ensina na Universidade Paris Descartes; a psicóloga e professora Sandra Cabral, da Universidade Federal Fluminense, e o pediatra e neonatologista Laurista Corrêa, do Distrito Federal. Em paralelo, na área externa do Teatro Beberibe, haverá a exposição “Infância e paz: laços afetivos na primeira infância”, produzida pela Comissão da Primeira Infância e Cultura da Paz do Senado Federal.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL