Diario de Pernambuco
Busca
Zona Norte Margem do Canal do Arruda vai receber iluminação de LED, árvores e ciclovia Outro projeto urbanístico, mais amplo, ainda está sem data para ser retomado

Por: Rosália Vasconcelos - Diario de Pernambuco

Publicado em: 19/10/2017 08:22 Atualizado em:

O trecho da Avenida Professor José dos Anjos entre a Avenida Beberibe, no Arruda, e a Avenida Luís Corrêa de Brito, em Peixinhos, está recebendo obras de contenção das margens do canal e requalificação da calçada que margeia o curso d’água. O projeto inclui a implantação de iluminação em LED, plantio de árvores, recuperação da rede de drenagem com prolongamento de tubulação e conserto de caixas e tampas, dragagem e ciclofaixa para que a população possa usufruir do espaço público à beira do canal. A expectativa da Prefeitura do Recife é de que esse trecho seja concluído ainda neste ano.

Os serviços foram iniciados na segunda quinzena de setembro. Além das obras de manutenção, foram incluídos serviços de requalificação através do programa Bairro Legal, em parceria com a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano. “Houve deslocamento de parte da via em vários pontos da Avenida Professor José dos Anjos, provocado por lixo e outros materiais, inclusive destruindo parte de uma faixa de rolamento. Foi quando houve a necessidade de recompor o talude (revestimento das laterais) de todo o canal e o meio fio”, explicou Gusmão. O serviço está orçado em R$ 1,1 milhão.


Os recursos para custear esse projeto não contemplarão, porém, a requalificação das margens do trecho da Avenida Professor José dos Anjos entre a Avenida Beberibe e a Avenida Norte. No momento não há problemas de manutenção nos taludes dessa área, segundo a Emlurb. “Estamos batalhando para em 2018 conseguir recursos através de ações mitigadoras ou consorciadas com a iniciativa privada”, adiantou Roberto Gusmão.

Em 2014, a Empresa de Urbanização (URB) anunciou um projeto de requalificação de toda a margem do Canal do Arruda, que previa quadras poliesportivas, paisagismo, mesas de jogo, ciclovia, praças e outros equipamentos de lazer. Segundo o presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Roberto Gusmão, esse projeto era uma parceria entre o governo do estado e o município. Chegou a ser iniciado, mas as obras foram paralisadas por falta de recursos.

Entre os serviços que chegaram a ser realizados está a abertura do trecho da Avenida Professor José dos Anjos entre a Avenida Norte e a Rua Guimarães Peixoto e a requalificação das pontes no cruzamento com a Estrada Velha de Água Fria e a Avenida Beberibe. “Neste momento, esse projeto de 2014 está suspenso e não há previsão para retomada”, revelou o presidente da Emlurb.

CALÇAMENTO
Outro trecho da Avenida Professor José dos Anjos demanda atenção. Fica entre a Avenida Norte e a Rua Arnoldo Magalhães, em Casa Amarela. A pista que margeia o canal nessa área não é asfaltada mas é uma importante rota de fuga para quem trafega pela Avenida Norte, sobretudo nos horários de pico. “Essa rota já existe naturalmente e acho que deveria ser oficializada. É preciso colocar um asfalto aqui e sinalizar, porque o fluxo é grande e não existe controle. Os motoristas passam na velocidade que querem, levantando poeira. Esse trecho recebe carros da Rua da Harmonia, de quem vem de Casa Forte, Apipucos, da Rua Bella Vista e de quem vem da Macaxeira”, disse o mecânico Sandro Santana, 38, que trabalha há 24 anos nesta área às margens do canal.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL